Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Entrevista: Comandante do 20º Batalhão garante segurança para o folião no carnaval de Paulo Afonso
O tenente-coronel Carlos Humberto do 20º Batalhão, em entrevista a um site local na quarta-feira 24,falou da segurança nos dias de carnaval em Paulo Afonso e nas demais cidades da região que é responsável, e disse que a polícia estará nas ruas no patrulhamento ordinário e ostensivo garantindo a segurança do folião.
O comandante afirmou que este será o primeiro de outros carnavais, pois será uma alternativa ‘viável’ e ‘agradável’, na região para o período carnavalesco, sem, contudo, tirar o sossego das pessoas que não gostam de festa:
“Está sendo feito um planejamento adequado conforme a dinâmica e tamanho do evento, esperamos aprender como foi na Copa Vela, o carnaval de Paulo Afonso tem uma escalação suficiente para dá uma resposta de qualidade para todos os foliões, preocupados em levar esses blocos para o circuito, considerando as reclamações de perturbação sonora e do sossego, pois nem todos querem ou gostam da festa, por isso nada melhor que aconteça num circuito comercial, onde há uma perturbação menor por parte de propagação do som.”
O comandante Carlos Humberto explicou, que tudo está sendo construído de forma consensual, citando os parceiros: Polícia Civil, Bombeiros, GTRAM, Guarda Municipal e a prefeitura.
Com relação à ronda rotineira nos dias de festa e sobre o número de homens suficientes na cidade e na região no período carnavalesco o comandante disse que não costuma esconder por ausência de recursos. “Nós temos o suficiente para fazermos o planejamento e um trabalho de excelência, o rotineiro em todos os bairros de Paulo Afonso e em todos as cidades sob responsabilidade do policiamento ostensivo do 20º Batalhão que terão seu policiamento normal e onde tiver festa, mesmo precisando apoiar Salvador. Essa é uma preocupação minha, tivemos reuniões calorosas com os planejadores do policiamento do carnaval de Salvador e nós mostramos a eles a importância de apoiar com menos homens à capital, e graças a Deus, houve sensibilização e a maior parte do nosso contingente tomará conta do nossos 13 municípios”.
Sobre revista, intolerância à criminalidade e decibelímetro para medir possíveis abusos sonoros, Carlos Humberto afirmou que a PM será implacável. “Nós seremos implacáveis. A polícia fez um convênio com a prefeitura, e estará junto com a guarda municipal trabalhando com decibelímetro, medindo os decibéis no entorno e nas vias periféricas. Serão apreendidos os veículos de pessoas que estiverem perturbando o descanso alheio. É preciso entender a necessidade de se colocar no lugar do outro, é extremamente importante para evitar problemas; haverá revista pessoal ampliada, queremos pedir as pessoas de Paulo Afonso que brinquem em paz e com respeito, transmitindo alegria e educação que é muito peculiar do povo dessa região, nós estamos encantados com isso.”
Ao falar de sua tropa, o comandante Carlos Humberto, citou os nomes de homens de sua confiança, e disse que na sua gestão exige lealdade. “A nova equipe de administradores e planejadores do policiamento de Paulo Afonso do 20º Batalhão como um todo, sou eu, e os capitães Erinaldo, Lobo, Aureliano e Adilson – único da antiga gestão que está sendo aproveitado pela forma honesta como ele está se colocando, porque os demais não cooperam, razão pela qual se deve dar crédito a quem merece, e o êxito na mudança de postura se deve a nossa tropa que merece todos os elogios.”
Com informações do PA4