Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Gildásio assume presidência do TCE e condena os desvios de recursos
Com um discurso marcado pela manifestação de confiança no papel do sistema de controle para o combate à corrupção e aos desvios de recursos públicos, tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), na quinta-feira, 4, o conselheiro Gildásio Penedo Cavalcanti de Albuquerque Filho, que comandará a Mesa Diretora da Corte de Contas no biênio 2018-2019.
A sessão solene contou com a presença do governador Rui Costa e de algumas das principais autoridades do Estado. Também integram a nova Mesa Diretora os conselheiros Marcus Vinicius de Barros Presídio (Vice-presidente) e Inaldo da Paixão Santos Araújo (Corregedor).
No seu pronunciamento, o novo presidente fez uma análise da situação nacional e ressaltou que, apesar da grave crise e das repetidas revelações de escândalos, “não se pode descambar para a tentativa de criminalização da atividade pública”, observando não se poder admitir qualquer tentativa de retrocesso institucional no país.
Após elogiar o trabalho desenvolvido pelo TCE/BA e ressaltar a capacidade do corpo técnico da Corte de Contas da Bahia, ele ainda salientou que o controle externo não é adversário da administração pública e defendeu o aprofundamento das ações proativas da rede de controle e dos órgãos de controle interno dos diversos órgãos da administração estadual, “centrada na ideia básica da prevenção, considerando que a ação puramente repressiva não se mostrou a mais efetiva e producente”.
Ao se despedir do cargo que ocupou durante dois biênios, o ex-presidente Inaldo da Paixão Santos Araújo, fez um pronunciamento muito breve, afirmando que o momento era do novo presidente, e limitou-se a entregar ao seu sucessor um conjunto de folhas em branco “para aquele que vai escrever a história desta Casa nos próximos dois anos como seu representante maior”.
Compareceram ao ato de posse o vice-governador João Leão; os senadores Otto Alencar (PSD) e Lídice da Matta (PSB); o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luis Augusto; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Francisco de Souza Andrade Neto; a Procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado; o Procurador-geral do Estado, Paulo Moreno; o Defensor Público do Estado, Clériston Cavalcante de Macedo; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Danilo Ferreira, deputados federais e estaduais e vereadores de Salvadores.
A Tarde