CAPS AD realizou encontro com palestras e ajustes de termo de responsabilidade

 CAPS AD realizou encontro com palestras e ajustes de termo de responsabilidade

O Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), através de sua coordenação, realizou uma programação de palestras e assinaturas de termo de responsabilidade para os usuários na manhã desta quarta-feira, 28, no Auditório do Centro Municipal de Educação (CEMPA).prefeitura PALESTRA CAPS AD 3

O encontro teve a participação da delegada Juliana Pontes, titular da Delegacia da Mulher (DEAM), que palestrou sobre a violência doméstica e enalteceu a importância do CAPS AD no tratamento de famílias atendidas na DEAM.

“É importante que os homens se conscientizem dos seus relacionamentos e de seus atos. A violência doméstica não é um fator que diz que o homem vai agredir porque bebeu ou usou drogas, mas o uso dessas drogas potencializa a violência. Quando pegamos um autor sempre encaminhamos para o CAPS AD e em muitos casos os resultados são positivos com a ressocialização dessas pessoas”, disse a delegada.

Dentre os usuários participantes, o jovem RD destacou sua recuperação com o tratamento realizado com a equipe do centro de assistência: “O paciente que chega com o intuito de melhorar encontra o apoio necessário com toda uma estrutura médica. Isso contribui muito com nossa evolução. Quando cheguei para enfrentar o vício do álcool estava bastante debilitado sem vontade própria de reagir e com um estado de depressão avançado. Hoje com o tratamento e minha força de vontade voltei ao convívio social. Estou muito feliz, mas continuo recebendo a assistência do programa.

O coordenador do CAPS AD, enfermeiro Roberto Wescley, organizador do encontro destacou a programação, “Aproveitamos o momento para esclarecer aos pacientes e familiares as obrigações como direitos e deveres da unidade, um termo de responsabilidade das ações dentro das nossas instalações, a importante presença da delegada Juliana Pontes que palestrou com temas importantes, principalmente relativos à violência doméstica, bem como a participação do secretário municipal de Saúde, Ivaldo Sales Júnior, que não mede esforços para nos proporcionar a estrutura necessária para o desenvolvimento de nossas ações. Aqui também quero aproveitar e enaltecer as parcerias com a Faculdade Sete de Setembro (FASETE) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em vários projetos terapêuticos. Quero destacar que é possível conseguir um soerguimento social num tratamento aberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do CAPS AD; para isso basta ter a força de vontade. Nos procure, nossa equipe está pronta para o atendimento e ajudar em todas as necessidades dentro das nossas possibilidades”, ressaltou o coordenador.

O secretário Municipal de Saúde, Ivaldo Sales Júnior, disse ao final da programação: “Fico feliz em ver o desempenho da equipe do CAPS AD com os resultados alcançados. Esses eventos fortalecem as ações. É tanto que tem aumentado a procura pelos serviços prestados pela nossa unidade que é uma referência regional. Queremos agradecer a participação da delegada Juliana Pontes por sua explanação neste encontro. Aos nossos pacientes desejo-lhes muita força de vontade para alcançar a superação almejada. Reforçamos que o apoio da família também é importante neste contexto. Temos buscado incansavelmente convênios para melhorar cada vez mais nossa qualidade de atendimentos”.

O CAPS AD é fruto de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras substâncias psicoativas, e também de seus familiares. Atualmente 341 pessoas estão cadastradas na unidade de Paulo Afonso, situada na Avenida José Hemetério de Carvalho, 154, Bairro Perpétuo Socorro.

Autor: ASCOM/PMPA

Informe Publicitário

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *