Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Confirmada a implantação da UTI no HMPA
Ficou confirmado na tarde desta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, em reunião ocorrida no gabinete do Prefeito de Paulo Afonso Luiz Barbosa de Deus, com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o Procurador do Município Higor Montalvão, do Secretário da Saúde Ivaldo Sales e convidados, a implantação de 10 leitos de UTI, no HMPA – Hospital Municipal de Paulo Afonso, no bairro BTN. Na ocasião, o Secretário de Estado da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressaltou; “a compreensão, a boa vontade e visão política do prefeito Luiz de Deus, foi fundamental para que isso se tornasse realidade”.
Durante a reunião, o secretário destacou que o convênio entre a Prefeitura e o Estado será assinado em março e a previsão é que a obra esteja concluída em seis meses com o investimento inicial de R$ 4 milhões e a manutenção terá o custo anual de 4 milhões de reais com recursos do governo até que seja repassado ao SUS.
Após a reunião, Fábio Vilas-Boas, visitou as instalações do Hospital Municipal. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura atual da Unidade.
Flávio Henrique: “O projeto da UTI é inovador e ousado, mas viável para Paulo Afonso”
Acertou em cheio o então prefeito interino de Paulo Afonso, Flávio Henrique Magalhães Lima, quando afirmou que o projeto de implantação da UTI era inovador e ousado, mas tecnicamente viável e que além de um grande anseio da comunidade, era uma necessidade crucial para atender Paulo Afonso e a região e a solução seria a implantação da unidade nas dependências do HMPA.
Flávio pontuou ainda que o aumento dos acidentes de trânsito, a falta de leitos disponíveis para atendimentos a pacientes que necessitam de cuidado intensivo e a maior frequência de patologias clínicas que necessitam destes cuidados são apontados como justificativa para a implantação da UTI.” Considero importante e decisiva a participação da prefeitura de Paulo Afonso como parte da pactuação da saúde, nesse processo e esse sentimento supera eventuais diferenças partidárias, ideológicas e programáticas”, disse Henrique Lima.
Ele só não previu os reflexos da temporada de “caça ao tesouro” que seriam desencadeados a partir daquele momento.
Na mesma velocidade o governador do Estado, Rui Costa (PT), em seu programa “Papo Correria”, na terça-feira, 20, exibido ao vivo nas redes sociais, indagado por um empresário proprietário de uma emissora de rádio local, quanto a promessa da UTI, assegurou que o Governo do Estado vai bancar não só a construção, como também os equipamentos e a manutenção.
Redação PANotícias
José Renaldo de Carvalho Silva
Fotos: Reprodução