Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Governador Rui Costa anunciou que irá bancar a UTI no hospital municipal
Semanalmente, todas as terças-feiras, o governador Rui Costa (PT) utiliza as redes sociais para levar ao ar o programa “Papo Correria” com transmissão ao vivo, no Facebook e Tweet. Com duração de mais de uma hora, ele responde às perguntas dos internautas ao vivo. Nas edições dos dias 9, 23, 30 e 6 de fevereiro, cidadãos de Paulo Afonso interagiram com o governador sobre o processo de instalação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), no hospital municipal.
No programa “Papo Correria”, do dia 6 de fevereiro o Governador Rui Costa afirmou que autorizou a Secretaria Estadual da Saúde a firmar convênio com o município de Paulo Afonso para a construção da UTI no Hospital Municipal localizado no Bairro Tancredo Neves III, bem como a implantação de equipamento para a realização de tomografia computadorizada.
“Eu já autorizei, nós vamos instalar a UTI, o convênio já foi autorizado, vamos fazer também uma tomografia, já que UTI precisa de tomografia”, respondeu Rui ao internauta Antônio José. E, segundo informações, o Estado, além de instalar a UTI, também vai ser responsável pelos custos de profissionais especializados e manutenção da UTI. Ainda não foi divulgado quanto vai caber ao município na divisão das despesas para funcionamento e manutenção da UTI.
No dia 9 de janeiro, Rui foi taxativo em reconhecer a demora da implantação da UTI e se mostrou impaciente com as exigências da Chesf e Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).
No programa do dia 23, o governador Rui Costa anunciou que aconteceria uma reunião em Recife-PE na sexta-feira, dia 26 entre a Chesf, a Ebserh e o Governo do Estado e que esperaria o resultado para tomar uma decisão.
No dia 30, em mais uma edição do Papo Correria, alguns pauloafonsinos aguardavam ansiosamente por uma posição de Rui Costa. Respondendo à pergunta do internauta Emerson Silva, Rui disse que iria retornar uma ligação para o presidente da Chesf para tomar uma decisão: “Devo retornar a ligação, o presidente da Chesf me ligou eu estava viajando, vou retornar a ligação e ver qual é a resposta, temos que colocar um ponto final nessa novela mexicana só chamando assim essa história de UTI e esse mês nós tomamos uma decisão, ou resolve esse imbróglio com a Chesf ou eu vou colocar a UTI no hospital municipal, mas nós vamos resolver esse mês, ou uma coisa ou outra”.
Para o secretário Ivaldo Sales Júnior: “É gratificante ver a saúde de Paulo Afonso se organizando para melhorar sua qualidade de atendimento, com relação a instalação da nossa UTI, na qual em resposta a uma pergunta feita por um internauta de Paulo Afonso, o governador Rui Costa em seu programa semanal falou que autorizou os convênios necessários”.