Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Dom Guido escreve da 56ª Assembleia da CNBB: ‘Estamos preocupados em reencontrar e renovar a nossa unidade’
Depois destes primeiros cinco dias da 56ª Assembleia da CNBB, aqui em Aparecida-SP, o que nos surpreendeu foi a serenidade com a qual nós bispos estamos enfrentando tantos desafios que o momento social e eclesial está nos proporcionando.
Sem esconder as diferenças, estamos todos preocupados em reencontrar e renovar a nossa unidade para podermos oferecer não só ao povo católico e sim a todo o Brasil o testemunho de como em Cristo Crucificado é possível a reconciliação e a unidade profunda na pluralidade de expressões.
O tema central que diz a respeito das diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil ocupou o espaço de várias reuniões para discutir os vários assuntos e acrescentar o que achamos essencial para termos uma formação à altura dos desafios de hoje.
Dom Armando apresentou uma belíssima reflexão sobre a Liturgia e a Evangelização chamando a atenção a respeito de muitos abusos litúrgicos que infelizmente acontecem em várias comunidades e que os meios de comunicação espalham logo como fosse toda a Igreja que vive a Liturgia como show.
Foi muito apreciada também a intervenção do Excelentíssimo Núncio Apostólico que, além de trazer a saudação do Santo Padre, nos ajudou na reflexão sobre o momento que estamos vivendo como Igreja.
Momentos fortes são as celebrações litúrgicas no Santuário e os momentos de oração da tarde dentro do horário da Assembleia: momentos que expressam a beleza da Liturgia e da unidade em sintonia com os peregrinos e com todas as dioceses do Brasil e ocasião para pedirmos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida a fim de que cada um de nós possa continuamente se colocar com plena disponibilidade diante da vontade de Deus, assim como ela fez.
Confiamos na oração de todos e todas para que possamos continuar os próximos dias com o mesmo entusiasmo e a mesma intensidade tendo como único objetivo o amor a Jesus Cristo e à Sua e nossa Igreja.
Deus abençoe a todos e todas e nos ajude ser sempre mais uma Igreja em saída para evangelizar e para oferecer a ternura de Cristo a todos e de modo particular a quem mais precisa.