Pequenos negócios entre becos e vielas de Paulo Afonso

 Pequenos negócios entre becos e vielas de Paulo Afonso

Empreendedorismo nas favelas e comunidades da periferia. Paulo Afonso é uma das 80 cidades brasileiras com maior Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ)

Metodologia aplicada no Programa Inova Jovem é escolhida entre as três mais relevantes na Reunião de Cúpula do G20

Uma fórmula para manter um pequeno negócio, motivado pela necessidade, em comunidades de baixa renda marcadas pelo desemprego e pela violência. É o que propõe a Besouro Agência de Fomento Social, criada em Porto Alegre, que desenvolveu uma metodologia própria e promove cursos de capacitação gratuitos em favelas, vilas e periferias do Brasil.Vinicius Mendes Lima - Créditos Divulgação

O programa também está acontecendo em Paulo Afonso de 4 a 8 de junho, das 8h às 13h e das 14h às 19h, no Programa Estação Juventude, Avenida Getúlio Vargas, S/Nº. Bairro Centro (próximo à sorveteria Natura).

A metodologia não surgiu por acaso. Seu idealizador, o jovem empreendedor Vinicius Mendes Lima, cresceu na periferia de Porto Alegre, lutou contra muitas dificuldades, conseguiu completar seus estudos e fez mestrado na Argentina. Após pesquisa em comunidades carentes em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, criou o método By Necessity, que consiste em estudos a fim de ajudar jovens de baixa renda a desenvolver um plano de negócios. A metodologia também prevê um período de três meses de incubação, onde os alunos continuam sendo assistidos. “Entre morros e vielas, em um ambiente hostil, onde não há sequer saneamento básico, existem pessoas que conseguem se reinventar, empreender e sustentar sua família”, garante Vinícius.

Aprendendo a montar o próprio negócio

Os cursos desenvolvidos com base no método envolvem 30 horas de aulas presenciais, divididas em 10 módulos temáticos e cinco encontros e, ao final, o aluno sai com um plano de negócios e estruturação que lhe permitem iniciar o empreendimento no dia seguinte.  Quem financia os cursos são instituições da iniciativa privada ou pública. Como, por exemplo, o Conselho Regional de Administração do RS, a Secretaria Nacional de Juventude, a Universidade Federal de Buenos Aires.

Depois, ocorrem o acompanhamento presencial e a orientação técnica via plataforma online e call center – ao longo de 90 dias, uma equipe entra em contato com os novos empreendedores para sanar dúvidas e saber como está andando o pequeno negócio. “Ela (a metodologia) é acessível e leva em conta as limitações que frequentemente são impostas àqueles que empreendem por necessidade, como a falta de tempo, ausência de investimento inicial e de conhecimentos teóricos sobre marketing e administração, assim como a necessidade de retorno financeiro imediato”, explica Vinícius.

O sucesso e a eficiência de sua metodologia chamaram atenção de fundações e até do poder público. Programas sociais do governo federal e de prefeituras, voltados a jovens empreendedores de baixa renda, usam a By Necessity em cursos de capacitação promovidos em mais de 80 cidades em todo o País, com maior índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ).

Por Camile Fornasier

 

 

 

 

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