Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Obra de construção da UTI com 10 leitos adultos é iniciada no HMPA

19-07-2018 – ASCOM PMPA
A obra de construção da UTI no Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA), no BTN, foram iniciadas e em breve os pauloafonsinos poderão contar com o atendimento na unidade. Ao todo serão disponibilizados dez leitos, que estão sendo construídos em parceria com o Governo da Bahia.
“A UTI está sendo erguida em parceria com o estado e vai ser de suma importância para nossos munícipes. E vamos continuar buscando parcerias para melhorar ainda mais a assistência no hospital”, afirma o prefeito Luiz de Deus.
O gestor acrescenta que com a instalação da Universidade Federal do Vale do são Francisco, em Paulo Afonso, a unidade vai servir no processo de aprendizado dos alunos da instituição. A obra terá um investimento em torno de R$ 4 milhões, com contra partida dos órgãos municipal e estadual. Após o processo de habilitação, a União vai custear 70% desse valor.
“Demos um importante passo na obtenção dessa importante unidade, que vai trazer mais assistência aos assistidos pelo hospital. Estamos acompanhando o andamento e em breve, vamos colocar em funcionamento a UTI de Paulo Afonso”, acrescenta o secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior.
A Unidade de Terapia Intensiva que será instalada no HMPA será do tipo padrão, com dez leitos adultos, sendo nove leitos gerais e um para o isolamento. Será instalado também um centro de diagnóstico por imagem.
“Essa obra chegou em boa hora. A cidade está precisando da UTI e nos sentimos gratos pela concretização”, diz a moradora do Bairro Tancredo Neves, Maria de Lourdes.
Policlínica Regional
Até o fim do ano o Bairro Tancredo Neves terá implantada uma das maiores ações na área da saúde – a Policlínica Regional, que pretende ofertar diversos serviços para o tratamento da população de Paulo Afonso e mais oito municípios do Sertão Baiano. Junto com as obras que a Prefeitura vem desenvolvendo, a unidade de saúde, realizada pelo Governo do Estado, promete ser uma das alavancas de desenvolvimento do bairro, como aposta o administrador Luiz Humberto.
Ele explica que o número de pessoas que serão atendidas no local será de grande volume, o que impactará positivamente na economia do bairro. “Com a implantação da Policlínica em no Bairro Tancredo Neves teremos milhares de pessoas no nosso bairro, tendo em vista que a unidade de saúde atende a população de Paulo Afonso e mais oito municípios. Certamente o movimento de pessoas indo e vindo será grande e o desenvolvimento comercial passa por isso aí. As pessoas vêm para cá e vão ao supermercado, vão aproveitar para comprar peça de vestuários, ou outro tipo de serviço. Com isso, haverá um aquecimento na economia e, consequentemente, mais desenvolvimento no bairro. E isso é muito bom para todos”, frisa Luiz.