Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Prefeitura transforma Escola Padre Lourenço Tori em Agroecológica na comunidade da Várzea
18-07-2018 – ASCOM PMPA
Um projeto visionário contemplou a Escola Municipal Padre Lourenço Tori, na comunidade da Várzea, zona rural de Paulo Afonso, que passa a abrigar projetos de Agroecologia.
A iniciativa é da gestão municipal, com parceria da Secretaria de Educação (SEDUC) e faz parte das atividades da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido. A Escola atende a 153 alunos da comunidade que vão aplicar as teorias absorvidas em sala de aula.
“É aqui que onde os alunos vão aprender a conviver com o Semiárido. Quando você liga a teoria com a prática, vamos disponibilizar a esse público, uma oportunidade de construção do futuro”, afirma o prefeito Luiz de Deus.
Os alunos vão ter acesso ao plantio e cultivo de plantas fitoterápicas, através de uma mandala, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Cultivo de Palma Forrageira e criação de peixes, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Aquicultura.
“Um sonho idealizado por todos que fazem parte da secretaria e que hoje é uma realidade. Nossa meta é ampliar esse projeto para outras escolas da área rural, contribuindo de maneira ativa no processo educacional das nossas crianças e adolescentes”, diz o secretário municipal de Educação, Severino Alves de Oliveira.
No evento, os alunos também tiveram a oportunidade de participar do lançamento de foguetes, confeccionados com garrafa pet e materiais recicláveis, o que une técnicas de ciência com o desenvolvimento sustentável.
“Essas ações positivas devem ser evidenciadas. O município de Paulo Afonso está de parabéns por esse projeto inovador e pertinente. Muitas das ideias vão ser aproveitadas lá no campus”, acrescenta o Professor Doutor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Antônio Miranda.
Fez parte da IV Semana de Popularização, palestras, minicursos, observação astronômica, entre outras atividades realizadas na Escola Municipal João Bosco.