Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência reforça ações da Prefeitura para este grupo

 Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência reforça ações da Prefeitura para este grupo

18-09-2018 – ASCOM/PMPA – Na próxima sexta-feira (21), foi instituído o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para celebrar a data, o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE), realiza o Dia D, com diversas atividades recreativas, culturais e oferta de serviços.

SEMANA DEFICIÊNCIA

Consultas médicas e odontológicas, recadastramento do BPC, exposições e orientações sobre direitos da pessoa com deficiência, na educação, assistência social, saúde, esportes e meio ambiente, fazem parte das ações. O evento vai ser realizado na 1ª Companhia de Infantaria, das 8h às 12h.

Em Paulo Afonso, a gestão municipal desenvolve várias ações que levam cidadania e qualidade de vida para este grupo. Na parte social, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) disponibiliza Benefício da Prestação Continuada (BPC/LOAS); Passe livre municipal e interestadual, além de serviços de convivência.

O programa Estação Juventude oferta aos jovens de 14 a 29 anos, cursos nas áreas de informática e artes, capacitando esse público e preparando para o mercado de trabalho, além cursos profissionalizantes, pré-vestibular e preparatório.

Na parte de habitação, o município disponibiliza residências do Programa Minha Casa, Minha Vida e reformas sociais. Na saúde, o Centro Médico de Especialidades (CRM) está equipado para receber pessoas com deficiência. Na parte de odontologia, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) disponibiliza tratamento dentário especializado, que vão de limpezas até cirurgias.

Os assistidos também recebem toda a estrutura na parte de cadeiras de rodas, órteses e próteses. O encaminhamento é feito via TFD para atendimento em Salvador.

Educação Inclusiva

A Rede Municipal de Ensino está preparada para receber crianças e adolescentes com deficiência, da creche ao último ano do Ensino Fundamental. Atendimento educacional de crianças, adolescentes e jovens com deficiência intelectual também é um compromisso da atual gestão. O apoio necessário à pessoa com espectro Autista e seus familiares oportuniza e garante os direitos desses assistidos.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *