Paulo Afonso é contemplado com mais um Mutirão de Cirurgias Eletivas

 Paulo Afonso é contemplado com mais um Mutirão de Cirurgias Eletivas

A partir desta segunda-feira 1º de outubro – pacientes podem se dirigir aos postos de saúde para buscar informações e analisar os exames realizados há menos de três meses.

As cirurgias serão realizadas a partir de 25 de outubro, no Hospital Municipal de Paulo Afonso e só se encerrarão após o atendimento do último paciente.

CIRURGIAS 1

A partir do dia 16 de outubro, terá inicio o processo de triagem para a realização de mais um Mutirão de Cirurgias Eletivas, contemplando cerca de 1.200 pacientes do município de Paulo Afonso e da microrregião. Segundo informações, a ação, que é realizada pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado, realizará operações de hérnias umbilical, epigástrica e inguinal; histerectomia (retirada de útero); colecistectomia (retirada de vesícula); amígdalectomia (amídalas) e tireoidectmia (retirada da tireóide). As intervenções serão voltadas para o público de 3 a 65 anos, a depender de cada especialidade.

De acordo com a superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Sabrine Canonici, os pacientes que tiverem exames realizados há menos de três meses, podem se dirigir aos postos de saúde a partir desta segunda feira, 1º de outubro, para que os documentos sejam verificados. Caso os exames não estejam válidos, esses pacientes serão encaminhados para a triagem, que acontece de 16 a 20 de outubro, onde serão realizados os procedimentos necessários para a coleta sanguínea, outros exames e a consulta com o médico. É necessário que a pessoa esteja em jejum. A triagem será realizada a partir das 7h, no estacionamento do Centro de Cultura Lindinalva Cabral, ao lado da loja Le Biscuit. “Caso os exames do paciente estejam vencidos, eles serão realizados durante a triagem a partir do dia 16. Solicitamos que as pessoas procurem os postos de saúde a partir de 1º de outubro que os enfermeiros estarão aptos a prestarem todos os esclarecimentos”, falou Sabrine.Ela ressalta que as cirurgias serão realizadas a partir de 25 de outubro, no Hospital Municipal de Paulo Afonso e só se encerrarão após o atendimento do último paciente. “Não podemos estimar quantos dias irão durar o mutirão porque ele só encerra após o último paciente ser cirurgiado, revisado e liberado. Então teremos aí, no mínimo, 20 dias de cirurgias”, explica.

No caso das cirurgias de retirada de tireóide, as mulheres serão encaminhadas para o Hospital da Mulher, em Salvador, e as crianças que farão a retirada de amídalas, para o Hospital da Criança, em Feira de Santana.

A superintendente enfatiza que não há necessidade das pessoas formarem filas na madrugada para a triagem, uma vez que todos serão atendidos para verificação da possibilidade da cirurgia. “As pessoas que estarão na triagem podem ficar tranquilas que serão atendidas, então não há necessidade de chegar ao local de madrugada, até porque o atendimento inicia às 7h e só se encerra com o último paciente”, explica.

Sabrine reforça que as crianças, as pessoas que tiverem problemas de deficiência física ou mental, algum tipo de dificuldade de locomoção ou qualquer outra enfermidade e as pessoas de idade, que compareçam à triagem com acompanhante.

Ela ressalta ainda que os pacientes devem levar lanche para a triagem, uma vez que para os exames sanguíneos as pessoas irão em jejum e caso precisem realizar os outros exames ficarão por tempo prolongado no local.

ATENÇÃO PARA O CALENDÁRIO:

A partir dessa segunda-feira 1º de outubro – pacientes podem se dirigir aos postos de saúde para buscar informações e analisar os exames realizados há menos de três meses.

EXAMES – glicemia, hemograma, TP, TTPA, Tipagem sanguínea, uréia, creatinina e glicemia, BHGG (mulheres), T3/T4/TSH para as mulheres que vão fazer retirada de tireóide.

DOCUMENTAÇÃO – Xerox do RG, comprovante de residência e cartão do SUS

16 A 20 DE OUTUBRO – Triagem no estacionamento do Centro de Cultura Lindinalva Cabral, a partir das 7h

25 DE OUTUBRO – Início das cirurgias no HMPA.

 

Da Redação

José Renaldo de Carvalho Silva

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *