Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
PT e PSD lideram em número de deputados estaduais eleitos na BA; mulheres vão ocupar 16% das cadeiras
O PT e o PSD são os partidos que mais elegeram deputados estaduais na Bahia (10 e 9, respectivamente) nas eleições deste ano. Ambas as siglas são da base do atual governador Rui Costa, que foi reeleito no primeiro turno. O PP, que também é da base governista, e o DEM, da oposição, aparecem com as terceiras maiores bancadas — 7 cada um.
Com representantes de 19 partidos, a partir de janeiro de 2019, a composição da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) terá 53,96% de renovação: 34 dos 63 eleitos no último domingo (7) são novos e 39 já exerciam mandatos e se reelegeram. O número de mulheres na Casa subiu de 7 para 10.
Do total de eleitos para a Alba esse ano, apenas 16% (10) são mulheres — em 2014, quando ocorreram as últimas eleições para os cargos de deputados estaduais, apenas sete conseguiram se eleger na Bahia.
Foram eleitas, no último domingo, Olívia Santana (PC do B) , Jusmari (PSD), Mirela Macedo (PSD), Katia Oliveira (MDB) e Talita Oliveira (PSL). Já Ivana Bastos (PSD), Fátima Nunes (PT), Neusa Cadore (PT), Maria Del Carmen (PT), Fabiola Mansur (PSB) foram reeleitas.
Deputados estaduais eleitos por gênero na BA
Assembleia Legislativa do estado tem 63 cadeiras
Homens: 53
Mulheres: 10
Fonte: TSE