Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Prefeito Luiz de Deus visita pacientes do Mutirão de Cirurgias no HMPA
![Prefeito Luiz de Deus visita pacientes do Mutirão de Cirurgias no HMPA](https://www.panoticias.com.br/arquivo/wp-content/uploads/2018/11/MUTIRÃO-SITES-1.jpg)
Moradores de Paulo Afonso e da região estão desde o dia 31 de outubro sendo beneficiados com mais uma edição do Mutirão de Cirurgias Eletivas, que tem parceria com o governo da Bahia. Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito Luiz de Deus esteve no Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA) e acompanhou os procedimentos que estão sendo realizados.
“A nossa intenção é ofertar o melhor a população, por isso estamos fazendo esse mutirão, para que as pessoas tenham o tratamento desejado. As operações giram em torno das patologias mais frequentes. Investir na saúde é um dos deveres da nossa gestão ”, afirma o prefeito Luiz de Deus.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram agendadas 475 cirurgias para o HMPA, além de 157 mulheres agendadas para Hospital da Mulher; 43 crianças realizarão cirurgia de amígdalas e 62 de hérnia no Hospital da Criança e 90 mulheres vão realizar tireoide. Durante a triagem foram realizadas ainda 39 punções.
“A avaliação é bastante positiva e estamos chegando na marca de 200 pacientes operados, transcorrendo na maior tranquilidade. A média por dia é de 17 cirurgias”, explica a superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Sabrine Canonici.
As intervenções cirúrgicasde hérnias umbilical, epigástrica e inguinal; histerectomia (retirada de útero); colecistectomia (retirada de vesícula); amigdalectomia (amídalas) e tireoidectmia (retirada da tireoide), em pacientes de 3 a 65 anos de idade.
“Fui bem tratada, a cirurgia foi tranquila e eu agradeço à Prefeitura por essa ação tão importante”, diz a paciente Maria Damasceno Silva.
O Mutirão de Cirurgias Eletivas segue até o dia 17 de novembro. A ação contou com parceria da Faculdade Sete de Setembro (Fasete). Os alunos dos cursos de Enfermagem e Biomedicina foram responsáveis pelo acolhimento dos pacientes.
Autor: Ascom/PMPA
Publicado no dia: 08-11-2018
INFORME PUBLICITÁRIO