Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Secretaria de Saúde realiza atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes
Na sexta-feira (9), pacientes das unidades de saúde da família da Rua do Sol e Nossa Senhora de Fátima participaram de uma manhã de atividades no Parque Belvedere. O evento antecipou o Dia Mundial do Diabetes, comemorado na próxima quarta-feira (14).
Foram realizados testes de glicemia, verificação de pressão arterial, além de uma palestra educativa com a nutricionista Girlane Pereira. Alimentação balanceada, atividades físicas, controle da glicemia, caminhada diária no mínimo 30 minutos e revisão médica periódica, segundo a palestrante são itens indispensáveis para que uma pessoa diabética tenha uma vida normal.
De acordo com os organizadores, as USFs Rua do Sol e Nossa Senhora de Fátima foram escolhidas para realizar o encontro por ser atualmente referência no tratamento do diabetes, assim como a unidade Maruim, no Bairro Tancredo Neves. As três unidades contam apoio do Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes (CEDEBA), órgão da Secretaria Estadual de Saúde. Ainda segundo a equipe, gradativamente outras unidades passarão a contar com essa parceria.
A médica Patrícia Carvalho, que acompanhou as atividades, falou sobre a importância de prevenir o diabetes, com hábitos alimentares saudáveis, prática de exercícios físicos e visitas periódicas ao médico.
“Hoje, nós estamos reunindo aqui no Parque Belvedere, um grupo de diabéticos acompanhados nas unidades de saúde da Rua do Sol e Nossa Senhora de Fátima. O objetivo é proporcionar aos pacientes um momento onde eles possam conversar, medir a glicemia e receber orientação sobre o controle da doença. Nosso maior aliado é a prevenção contra os altos níveis de glicose, mas infelizmente, o diabetes não escolhe uma determinada faixa de idade; por isso, é importante fazer exames de rotina, ter hábitos alimentares corretos e praticar atividades físicas diariamente para se prevenir”, explicou a médica.
Patrícia lembra que nos casos em que a doença já foi diagnosticada, desde que o paciente siga corretamente as orientações médicas, é possível viver normalmente. “Nós temos atendimento médico e de enfermagem, além de nutricionistas para ajudar o paciente a conviver com o diabetes. Seguindo corretamente as orientações e respeitando restrições alimentares, principalmente ao açúcar, que é um dos grandes vilões do diabetes é possível ter uma vida normal”, concluiu.
Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que participaram do encontro foram: médica, enfermeiras, técnicas em enfermagem, equipe do NASF, dentistas, assistentes de saúde bucal, assistentes sociais e educadores físicos.
Autor: ASCOM/PMPA
Publicado no dia: 11-11-2018
Informe Publicitário