Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Moradores dos povoados Lagoa do Rancho e Casa de Pedras já tem água encanada
Mais 23 famílias da área rural foram beneficiadas com a ampliação da rede hidráulica. As comunidades Lagoa do Rancho e Casa de Pedras foram contempladas e agora vivem uma nova realidade com a distribuição de água encanada.
“Estamos ampliando ainda mais o fornecimento de água para as famílias da Casa de Pedras e Lagoa do rancho. São quase mil metros de canos que, além de levar água, contribuem com a melhoria e produção”, afirma o secretário de Agricultura e Aqüicultura, Jandirson Campos Torres.
Na Lagoa do Rancho, 15 famílias foram beneficiadas com 450 metros de rede hidráulica. No povoado Casa de Pedras, a gestão municipal está beneficiando oito famílias, com 400 metros de canos.
Outra ação de acesso a água que está sendo realizada é a perfuração de poços, que também tem sido uma alternativa ofertada para o homem do campo. A aquisição de uma perfuratriz pela gestão municipal tem proporcionado água nas comunidades e até o momento já foram perfurados mais de 20 poços. “A Prefeitura está dando todo o suporte necessário. Essas ações de melhoria água vão nos ajudar e muito”, diz o produtor rural Cícero Gomes.
Programa Mais Leite
Para dar mais suporte aos produtores rurais e contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva no município, a gestão municipal está desenvolvendo o Programa Mais Leite. Entre as ações do programa está a distribuição de palma forrageira para os produtores alimentarem o seu rebanho.
O viveiro de palmas implantado no Povoado Baixa do Boi é o maior do país e já produziu cerca de 1,5 milhão de raquetes de palmas resistentes à praga cochonilha do carmim, que foram distribuídas para os criadores. O programa contempla mais de 120 produtores, cadastrados e acompanhados pela secretaria.
“Vamos continuar com as melhorias na produção de palma forrageira. Dessa forma, vamos contribuir com a economia e desenvolvimento dessas comunidades, fazendo com que o campo fique cada vez mais fortalecido”, reitera Jandirson.
O desenvolvimento da cadeia produtiva é uma das principais estratégias do Programa Mais Leite e as ações e execuções serão realizadas de forma planejada. As atividades englobam serviços de assistência técnica e extensão rural; ações educacionais de prevenção dos riscos de transmissão da tuberculose e brucelose para humanos e apoio na difusão de projetos técnicos em propriedades rurais para os criadores de gado leiteiro são algumas das diretrizes.
Da Redação