Dom Guido durante Visita Pastoral anuncia o Projeto Casa da Acolhida

 Dom Guido durante Visita Pastoral anuncia o Projeto Casa da Acolhida

Cumprindo a programação de Visita Pastoral, na 2ª feira (04), o bispo Dom Guido teve uma agenda cheia, iniciado com uma reunião na Casa dos Conselhos, com representantes do Conselho Tutelar [crianças a e adolescentes], de proteção ao idoso, da pessoa com deficiência entre outros. O bispo estava acompanhado pelo padre Gilmar Maranduba, da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Casa dos Conselhos de Paulo Afonso, está situada à Rua Marechal Rondon, Centro.

VISITA PASTORAL 02

Dom Guido falou aos conselheiros de alguns projetos que estão em curso e que vão ajudar principalmente pessoas que chegam à cidade e não têm onde ficar, como a Casa da Acolhida, que atenderá a casos bem específicos.

“O Projeto Casa da Acolhida, é um centro de acolhimento às pessoas desamparadas que está em fase de planejamento que, possivelmente será lançada em março, durante a festa de São José. Nós estamos buscando parceria com o Exército, Prefeitura, Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde e outras entidades que queiram colabora para que tenhamos um local de referência para acolher pessoas que vivem nas ruas, em muitos casos, dependentes químicos”. Ressalta Dom Guido.

Dos conselheiros, em especial de proteção ao idoso, foi dito que há muitos problemas enfrentados por eles, especialmente num tempo em que se fala pouco em família. “Às vezes até mesmo estando a mesa, é mais fácil você ver uma pessoa falando ao celular do que com o pai, a mãe ou avô.

No fim da conversa, a pedido de Aliene, secretária executiva da Casa dos Conselhos, o bispo fez uma oração e aspergiu água benta no ambiente e nos funcionários.

dom guido lar da criança

Ainda na parte da manhã, já com os amigos missionários colombianos, de Laços de Amor Marino, dom Guido visitou a Casa da Criança II, e almoçou no Lar da Criança Vicentina.

Clériston Andrade

À tarde, o bispo acompanhado de Padre Adriano foi ao bairro Clériston Andrade e visitou a Clínica de Hemodiálise de Paulo Afonso, ficando muito surpreendido com a estrutura e com o tanto de pessoas atendidas lá.

dom guido em visita a clinica

A assistente social Mirtes, acompanhou dom Guido e explicou que são 270 pacientes por semana e que a unidade é mantida pelo governo federal. Nas salas o bispo conversou com os pacientes, e benze-os, a todos.

Ainda no mesmo bairro, Dom Guido visitou a comunidade de São Frei Galvão, onde esteve com doentes, se reuniu com a comunidade e celebrou a santa missa.

“Visitando hoje a Clínica de Hemodiálise eu fiquei impressionado, nem de longe eu imaginava ter tantas pessoas, mas eu dizia que os doentes lá me dizem duas coisas: a primeiro é que eu dependo, e que eu também preciso de um sangue novo da amizade, da solidariedade e da amizade; a segunda é que esse sangue novo não é uma capacidade humana, deve passar através do sangue novo de Cristo, que vem a nós pelo Espírito Santo e a Eucaristia, e é por isso que nós estamos aqui, pois cada um de nós experimenta que não tem força suficiente para enfrentar a vida de forma verdadeira.” Comentou Dom Guido.

Sobre as visitas, Dom Guido explicou que faz parte do regimento da Igreja Católica, que, segundo ele, determina uma aproximação entre os líderes religiosos e os fiéis. “O principal objetivo das visitas pastorais é promover uma aproximação entre o bispo e as comunidades. A Lei Canônica que rege a igreja prevê que de cinco em cinco anos o bispo deve visitar as paróquias, porém, devido à extensão da nossa Diocese, eu tenho dificuldade de cumprir essa determinação, mas já iniciei e, este ano estou encerrando em Paulo Afonso, conhecendo de perto o nosso povo”, esclareceu o bispo Dom Guido.

Com informações da Pascom

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *