“A OAB não tem partido e defende valores”, afirmou Fabrício Castro

 “A OAB não tem partido e defende valores”, afirmou Fabrício Castro

Em duas cerimônias realizadas nesta terça-feira (26), a OAB-BA entregou 94 carteiras a novos advogados e advogadas. O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, convocou os colegas a se juntarem à Ordem na luta pelo fortalecimento da advocacia e pela defesa da sociedade. “A OAB não tem partido. A OAB defende valores. Nós não podemos permitir a volta a um tempo de escuridão em que a cidadania não tinha voz, a imprensa não era livre e nem o parlamento tinha liberdade”, frisou.

Paraninfo de uma das turmas, o tesoureiro da CAAB Milton Jordão, destacou que a advocacia precisa mais do que nunca estar preparada para defender a democracia. “Bem-vindos à profissão dos corajosos. Estamos vendo o início de um ataque para pôr fim ao Estado Democrático de Direitos. No momento em que elogiam o golpe militar e a ditadura, estão dizendo não à Democracia e à Constituição”, afirmou.

Ainda segundo Milton Jordão, é necessário que a classe esteja unida para evitar retrocessos. “Eu convoco vocês a se prepararem constantemente, pois a advocacia é a força que irá preservar as garantias individuais do cidadão”, disse.

Renata Deiró, presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, responsável pela segunda saudação, destacou que os colegas precisam entender que é possível transformar para melhor qualquer realidade. Ela citou como exemplo a luta que as advogadas, sobretudo as advogadas negras, enfrentam diariamente para estarem presentes nos espaços de poder.

“A mulher negra está na base da sociedade e quando ela se movimenta, movimenta toda a sociedade. É isso que nós mulheres advogadas estamos buscando. Conquistamos na OAB-BA a paridade de gênero e isso foi conseguido com muito esforço de todas nós que estamos aqui hoje”, disse.

Os jovens advogados tiveram ainda a oportunidade de ouvir o ex-presidente Thomas Bacellar que, com a sua vasta experiência no meio jurídico, mostrou aos recém-chegados a necessidade de seguir as leis que regulamentam a profissão. Ele ressaltou que a ética dos advogados é o que fortalece a Ordem. “As instituições valem o que valerem os homens que as representam”, concluiu.

Estiveram presentes nas solenidades o presidente Seccional, Fabrício Castro, o tesoureiro Hermes Hilarião, a conselheira e diretora da ESA Thaís Bandeira, o conselheiro decano Adilson Afonso de Castro, a presidente da OAB Jovem, Sarah Galvão, o tesoureiro da CAAB, Milton Jordão, o ex-presidente da OAB-BA por quatro mandatos Thomas Bacellar, Renata Deiró, presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, a conselheira e presidente da Comissão do Idoso Dora Zalcbergas, o conselheiro Luís Vinícius de Aragão Costa e o integrante da Comissão de Direitos e Prerrogativas José Fernando Santos.

 

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)

SECCIONAL

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *