Câmara Municipal aprovando PL do PMSB, assegura aporte de recurso financeiros do Governo Federal para obras de saneamento básico

 Câmara Municipal aprovando PL do PMSB, assegura aporte de recurso financeiros do Governo Federal para obras de saneamento básico

O Plano Municipal de Saneamento Básico após ser entregue ao chefe do Poder Executivo   transformado em Projeto de Lei, aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito, vai assegurar ao município, o aporte de recurso financeiros do Governo Federal para obras de saneamento básico que melhorem o meio ambiente

Na manhã de sexta-feira, 12, a Prefeitura de Paulo Afonso recebeu do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico. A solenidade de entrega ocorreu na capital sergipana (Aracaju), na sede da OAB. O próximo passo da prefeitura será transformar em Projeto de Lei o PMSB, para na Câmara Municipal ser apreciado e votado.

O presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Pedro Macário, os vereadores Leco, Marcondes Francisco e Cícero Bezerra e os secretários de Meio Ambiente, Francisco Alves de Araújo, e de Infraestrutura, Wilson Pereira, participaram da solenidade. O prefeito Luiz de Deus foi representado, pelos secretários Francisco e Wilson.

O Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento de gestão pública que proporciona aos municípios a criação de mecanismos de planejamento e implantação dos serviços para os quatro eixos do saneamento: ÁGUA, ESGOTO, RESÍDUOS SÓLIDOS e DRENAGEM URBANA. O PMSB Serve para garantir a universalização desses serviços, visando à qualidade e sustentabilidade financeira e operacional. É concebido para um horizonte entre 20 a 30 anos, com revisões periódicas obrigatórias, no máximo a cada quatro anos.

Todos os municípios necessitam ter seus Planos Municipais para os quatro segmentos, embasados pela Política Nacional de Saneamento Básico (Lei Federal nº 11.445/07) e pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/10).

Wilson Pereira Filho, que representou o prefeito Luiz de Deus, ausente em virtude de outros compromissos de trabalho, salientou que o município já vem tratando junto com a Embasa, sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico. Para o secretário, se cada habitante fizer sua parte, os avanços na preservação do meio ambiente e especialmente na revitalização do Rio São Francisco serão satisfatórios.

“A elaboração do Plano Municipal de Meio Ambiente é um assunto que a Prefeitura de Paulo Afonso já discute com a Embasa há algum tempo. Agora, nós fomos agraciados pelo CBHSF com a entrega do PMSB, através do qual poderemos contribuir com a recuperação do Rio São Francisco e com a preservação do meio ambiente em nossa cidade. Em nome do prefeito Luiz de Deus eu espero que possamos, a partir de agora, tratar o assunto com a devida importância, uma vez que cuidar do meio ambiente em que vivemos é um dever de todos nós”, completou.

Para secretários de Meio Ambiente, Francisco Alves, o PMSB, é um documento de extrema importância. “Paulo Afonso foi contemplado por meio do Comitê de Bacias, por meio da Peixe Vivo, para ser elaborado esse Plano Municipal de Saneamento Básico. É uma ferramenta muito importante para alocação de recursos para o Saneamento Básico. Agora, o plano será enviado para a Câmara Municipal para ser apreciado e votado”.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *