Reunião no dia 11/04, na Justiça Federal em Paulo Afonso, discutirá a vulnerabilidade ambiental do rio São Francisco

 Reunião no dia 11/04, na Justiça Federal em Paulo Afonso, discutirá a vulnerabilidade ambiental do rio São Francisco

A vulnerabilidade ambiental do rio São Francisco foi tema de audiência pública realizada, na sexta-feira, 25/03, no Memorial da Chesf, pelas Câmaras Municipais de Paulo e Glória e a Peixe SF.

A audiência contou com grande presença de público. Foram ouvidos representantes do Comitê da bacia do Baixo São Francisco, do território de Itaparica BA/PE, Uneb Campis VIII, Instituto agronômica de Pernambuco, ICMBio, CHESF, EMBASA entre outros.

De acordo com a representante da Secretaria de Aquicultura e pesca do Ministério da Agricultura e pecuária, Juliana Lopes, informou que estava ali para defender a piscicultura e que os maiores responsáveis pelo problema das baronesas estão na falta de saneamento básico e de tratamento dos esgotos ao longo do rio.

Ao término da audiência pública, o Presidente da Peixe SF, Anttonio Almeida Junior, deu os seguintes encaminhamentos:

1 – realização de uma audiência ampliada, no dia 11 de abril, em local a ser informado (provavelmente no auditório da Justiça Federal em Paulo Afonso), com as participações do Ministério Público Federal e dos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe, Comitê da Bahia Hidrográfica do Rio São Francisco, organizações da sociedade civil e agentes públicos.

A comissão criada para organização da audiência pública já teve sua primeira reunião na tarde de segunda-feira, (01/04), na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso. Fazem parte da comissão representantes das Câmaras e Prefeituras de Paulo Afonso e de Gloria, Peixe SF, Agendha, Território Itaparica, Bahia Pesca e a consultoria Segurança Ambiental; Já a reunião com os demais órgãos do PPP foi na quarta-feira, 03 de abril, a partir das 08h, na Câmara de Paulo Afonso.

2 – Elaboração de projeto de investimento a ser encaminhado à CHESF para investimentos na retirada das baronesas;

3 – Elaboração de proposta de PPP entre a Peixe SF, Chesf, Prefeituras e governos Estaduais e Federal para aquisição de hidrotratores e a manutenção e operação dos equipamentos para retirada das baronesas, com recursos de emendas parlamentares individuais e de bancadas.

4 – promoção de gestão política e institucional junto aos deputados estaduais e federais, senadores e governadores para destinação de recursos estaduais e federais para consolidar a Parceria Público Privada da Peixe SF e Prefeituras do futuro Consórcio Interestadual Ambiental do Rio São Francisco.

Da Redação

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *