Economia: Fabricação de doces é uma fonte de renda para mulheres do povoado Lagoa do Rancho

 Economia: Fabricação de doces é uma fonte de renda para mulheres do povoado Lagoa do Rancho

Moradores das áreas urbana e rural de Paulo Afonso, são beneficiados pelos programas da rede socioassistencial, com oficinas, cursos de geração de renda e palestras sobre empreendedorismo. Em parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), e o SENAI, além possibilitar a capacitação e a independência financeira, ensina às mulheres a arte de criar a marca do produto e conquistar clientes.

O curso gratuito de fabricação de doces para mulheres do povoado Lagoa do Rancho é um exemplo da atenção especial que a SEDES tem dedicado aos moradores da área rural.

A solenidade de conclusão do curso, que teve duração de 200 horas, aconteceu na quarta-feira (8), na sede da Associação Comunitária do povoado e contou com as presenças de representantes da Sedes e do Senai.

A coordenadora do programa Inclusão Produtiva, Rosário Soares, parabenizou as concluintes, “Em nome da Secretária Ana Clara Moreira eu parabenizo vocês e agradeço por terem abraçado nossa proposta. Agradeço também a Lucinha Rodrigues, de quem vocês tiveram o incentivo para fazer esse curso, e reafirmo o compromisso do governo municipal, através dos programas da Sedes, trazer outros benefícios e apoiar no que for necessário para promover o crescimento profissional dos moradores da área rural. Juntos vamos alcançar nossos objetivos”, falou a coordenadora.

A dona de casa Maria Helena, 45 anos, comemora o que aprendeu e agradece à Prefeitura pela oportunidade que teve de aprimorar sua habilidade no preparo de doces. Lena, como é chamada pelas colegas, já está preparando o grupo para participar da Feira do Empreendedor de Paulo Afonso e de um evento de gastronomia em Salvador. Ela diz que pretende transformar a profissão numa fonte de renda.

“Eu estou muito feliz com a oportunidade que a SEDES me deu de aprender uma profissão. Agradeço ao prefeito Luiz de Deus, à dona Clara e sua equipe, que se preocuparam em trazer para minha comunidade um curso que vai nos ajudar a adquirir uma fonte de renda”, disse Maria Helena.

O representante do Senai, Carlos Júnior, parabenizou as concluintes e disse que as novas doceiras, além de estarem aptas a fabricar doces de excelente qualidade, estão prontas para comercializar a produção.

“Para nós que representamos o Senai é uma satisfação participar da conclusão de um curso que nós tivemos a honra de participar, orientando as mulheres, não apenas no preparo de doces, mas também na capacitação para que elas aprendessem a se tornar empreendedoras.

Para Carlos, o apoio da SEDES foi fundamental para a parceria que possibilitou o treinamento . Ele observa que o espírito empreendedor é indispensável para tornar um produto conhecido no mercado.

“Nosso interesse é fortalecer essa parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso. Agradecemos ao prefeito Luiz de Deus e à secretária Ana Clara Moreira, por terem acreditado na nossa proposta de qualificar as moradoras da Lagoa do Rancho. As mulheres dessa localidade têm um potencial muito grande para colocar seu produto no mercado, mostrando a qualidade da produção”, concluiu.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *