Ex-presidente da Câmara, Marcondes Francisco, é homenageado pela diretoria da Aposchesf

 Ex-presidente da Câmara, Marcondes Francisco, é homenageado pela diretoria da Aposchesf

O ex-presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Marcondes Francisco dos Santos, em solenidade realizada no Arraial dos Aposentados da Chesf, realizado na noite de 10 de Junho, no Clube Paulo Afonso (CPA), o vereador dono de oito mandatos consecutivos, foi homenageado pela diretoria da Aposchesf por ter sido o autor de um projeto de lei, aprovado  por unanimidade, que transformou a sede em patrimônio histórico depois de três décadas servindo aos chesfianos aposentados e seus familiares.

A diretoria da Aposchesf de Paulo Afonso e os aposentados homenagearam o Vereador Marcondes Francisco, o Prefeito Luiz de Deus e o Presidente da Câmara, Pedro Macário com uma placa Moção de Gratidão, assinada pelo Diretor Regional da Aposchesf em Paulo Afonso, Leônidas Marinho dos Santos. Durante o evento a diretoria e associados da Aposchesf agradeceram publicamente ao Prefeito e aos vereadores pela iniciativa de buscarem a preservação do patrimônio onde todos se reúnem diariamente há mais de 30 anos.

Em seu discurso, um dos homenageados, vereador Marcondes Francisco, lembrou dos seus tempos como filho de chesfiano. “Foi com muito orgulho e alegria que tive a felicidade de propor aos nossos pares na Câmara o tombamento desse prédio e o fiz também em homenagem a cada um dos pioneiros chesfianos, entre eles meu pai, José Francisco, que trabalhou por mais de 35 anos no Restaurante da Chesf, que infelizmente derrubaram e hoje, aos 87 anos, com Alzheimer, nem tem mais condições de estar aqui, como os senhores e as senhoras, alguns até seus colegas de trabalho, nessa confraternização. Recebo essa homenagem com grande emoção e alegria. É, para mim, uma grande honra receber essa homenagem. Muito obrigado, de coração, a cada um”.

A sede onde funciona a Aposchesf de Paulo Afonso ocupa um dos pavilhões que a Chesf construiu no início das suas obras, em 1948. Recentemente, um diretor da Chesf solicitou a devolução desse prédio para a empresa com o objetivo de vende-lo.

Em razão disso e, atendendo a pedido dos aposentados que estavam na iminência de perderem o seu espaço de lazer e de encontro para palestras e confraternização, o vereador Marcondes Francisco apresentou um Projeto de Lei Nº 20/2019 tornando esse prédio Patrimônio Histórico Municipal. E no dia 23 de Abril foi sancionado pelo Prefeito Luiz de Deus com a Lei Municipal Nº1.405/2019. Para concluir o processo, a Prefeitura está encaminhando à presidência da Chesf um documento solicitando a transferência desse imóvel para a Prefeitura e de forma definitiva para a Associação dos Aposentados da Chesf e da Fachesf – Aposchesf.

Reeleição em 2020

Comenta-se que o prefeito Luiz de Deus (PSD), que vem se consolidando para a disputar a reeleição em 2020, estaria propenso a convidar o vereador Marcondes Francisco dos Santos, para ser o vice. Porém, tudo não passa de especulações.

Da Redação

Fotos: Antônio Francisco

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *