Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
HMAF se prepara para receber uma Unidade de Terapia Intensiva e um Centro de Diagnóstico por Imagem
O Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMAF), localizado no Bairro Tancredo Neves (BTN) abriga serviços em diversas áreas e especialidades e se prepara para receber uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).
Segundo o secretário extraordinário de Gestão Hospitalar, Ghiarone Garibaldi, “o atendimento na unidade de saúde tem como prioridade a humanização dos serviços. Desde a recepção e o acolhimento, o paciente é acompanhado por uma equipe técnica que vai prestar todo o suporte necessário. Isso se faz com gestão humanizada e pensando no bem coletivo “.
Ainda de acordo com o secretário, o local passa por um processo de novas resolutividades. Ou seja, deixar o paciente o menor tempo possível na unidade.
Ghiarone Garibaldi lembra que com a chegada da (UTI), que vai abrigar 10 leitos e está sendo montada em parceria com o Governo do Estado, a logística de pronto atendimento sofrerá algumas alterações. “Hoje não temos uma emergência 24 horas e estamos preparando o hospital para esse tipo de atendimento. Alguns departamentos precisam sofrer algumas alterações, a exemplo da reanimação que vai ser adaptada para 10 leitos, além de reformar outras alas, tudo isso para que a gente interaja com a UTI”.
Ghiarone Garibaldi adverte que os investimentos constantes refletem em milhares de procedimentos. Somente de novembro de 2018 a abril último, foram realizados mais de 50 mil atendimentos nas áreas de clínica, cirurgia e pediatria. Com a reforma dessas áreas e a instalação de novos equipamentos, como aparelho para ultrassom, a obtenção de 45 camas elétricas e 45 poltronas reclináveis para acompanhantes, o HMAF amplia a oferta de atendimento prestado à população.
Centro de Diagnóstico por Imagem
Ghiarone Garibaldi informa que o HMAF se prepara para receber um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). A ação é um investimento municipal e o local vai contar com exames de ressonância magnética, tomografia, ultrassonagrafia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, raio-x digital, mamografia e densitometria óssea. “Nosso CDI vai ser completo, pronto para atender os serviços de alta complexidade. Esses aparelhos vão mudar a realidade do tratamento por imagem em nosso município. Outra área que está sendo ampliada é a emergência infantil, que ganha seis novos leitos e uma sala de estabilização, garantido mais conforto e melhor atendimento para este público. A requalificação do HMAF engloba ainda a modernização da recepção geral, com a implantação de um espaço para o acolhimento das pessoas que ficam à espera dos pacientes, com a instalação de bebedouro e banheiro. A qualidade dos serviços prestados pela unidade de saúde garante mutirões de cirurgias em parceria com o Governo do Estado. Em outubro de 2018, foi ofertado um mutirão de cirurgias eletivas, que contemplou cerca de 900 pessoas, sendo mais de 400 cirurgias realizadas no HMAF.
SAMU
Sobre o Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu), Ghiarone aponta que algumas melhorias serão implantadas. “É preciso se ter uma pronta resposta em todos os sentidos. Conversei com o prefeito e ele concordou que é preciso ser montada uma nova base, aprimorando ainda mais o serviço e contribuindo com a qualidade da assistência da população”, conclui. Fonte: ASCOM