HMPA vai ter laboratório de próteses, nova base para o SAMU e UTI

 HMPA vai ter laboratório de próteses, nova base para o SAMU e UTI

Dr. Ghiarone Garibaldi Melo, secretário extraordinário de administração hospitalar, em palestra na CMPA nesta segunda-feira (03), fez um resumo de suas ações como secretário extraordinário na unidade de saúde que atende a uma população estimada em aproximadamente 40 mil pessoas. Segundo ele, até o final de 2019 é possível ampliar o número de leitos do HMPA em mais de 50%, adequando a unidade para o funcionamento da UTI.  Dr. Ghiarone apresentou várias novidades no Hospital Municipal de Paulo Afonso, e entre elas a planta da reforma do HMPA, a construção de um laboratório de próteses, a necessidade de mudanças estruturais e reestruturação do organograma, aprimoramento da gestão administrativa e financeira, uma nova base para o SAMU a implantação de medidas que deverão compor um novo sistema de gerenciamento daquela unidade hospitalar escala de serviço, cumprimento de horários por médicos plantonistas, processo licitatório para compra de medicamentos e de outros materiais necessários para o funcionamento do hospital, controle de saída de medicamentos da farmácia e reforma de algumas alas entre outras informações. Dr. Ghiarone falou também que no HMPA, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), vai abrigar dez leitos, construídos em parceria com o governo do estado, que serão incorporados aos demais serviços ofertados pelo hospital, que vão de emergência a cirurgias.

“Nesses primeiros 100 dias de trabalho nós fizemos um diagnóstico do HMPA, detectamos as limitações da unidade e já conseguimos realizar algumas mudanças relacionadas ao atendimento. Nosso projeto é ampliar o número de 42 leitos, que existe atualmente, para 100 até o final do ano, e para isso, será necessário retirar de dentro do hospital a lavanderia e o sistema de nutrição. Nós já encontramos o local adequado para transferir esses setores e já dispomos dos recursos financeiros. Fazendo isso, nós criaremos uma ala para colocação de mais 50 a 60 leitos”, explicou Dr. Ghiarone.

Ainda de acordo com o secretário, atualmente, o HMPA conta com 241 funcionários, sendo 52 médicos distribuídos entre cirurgiões, plantonistas e evolucionistas; 78 técnicos em enfermagem; 22 enfermeiros, além de nutricionistas e fisioterapeutas. O hospital ainda dispõe de laboratórios de bioanálises e Raios-X e uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. “Essa quantidade de profissionais atende à demanda atual, mas, se pretendemos aumentar a quantidade de leitos e serviços, temos que aumentar também o efetivo, o que representa um investimento social e de bom uso dos recursos públicos” frisou.

Foto: Ascom ( CMPA)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *