Estão abertas novas inscrições para cursos profissionalizantes do Instituto Mandacaru e diocese de Paulo Afonso

 Estão abertas novas inscrições para cursos profissionalizantes do Instituto Mandacaru e diocese de Paulo Afonso

Para inscrever-se na 5ª etapa dos cursos de qualificação profissional do Instituto Mandacaru de Desenvolvimento Humano, é preciso ter mais de 16 anos e apresentar cópia do RG e CPF. As inscrições ocorrerão nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2019, das 9 às 17h e serão ofertadas ao todo 1.100 vagas. Os cursos são divididos em dois núcleos: qualificação social e qualificação profissional. O Instituto Mandacaru fica localizado no Instec na rua Floriano Peixoto, nº 830, centro. As vagas são limitadas.

O Instituto Mandacaru de Desenvolvimento Humano em parceria com a Diocese de Paulo Afonso/BA propicia desde o ano de 2017, gratuitamente, à população local cursos de qualificação profissional com vistas a geração de emprego e renda. O projeto só é possível em virtude do coletivo de voluntários que se dispõe a contribuir com instruções e conhecimentos para formação de outros. Desde o início do projeto foram oferecidas mais de 2.400 vagas, que também rendeu a moção de aplausos da Câmara Municipal de Paulo Afonso, pela grande obra social que desenvolvem, recebida pelo Padre Gilmar. Nas quatro etapas concluídas foram ofertados mais de 50 cursos diferentes, pois a cada etapa alguns cursos permanecem e outros são substituídos, dependendo da demanda e do voluntariado.

Segundo Décio Oliveira, coordenador dos Cursos Profissionalizantes do Instituto Mandacaru, o objetivo principal dos cursos é a geração de emprego e renda: “A gente recebe voluntários para doarem seus conhecimentos, seus saberes; a gente tem cursos das mais diversas áreas: confecção, na área de estética – cabeleireiro, maquiagem, sobrancelha; na área administrativa, como auxiliar de contabilidade e artesanato etc., à medida que as pessoas sentam para contribuir, nós montamos a ementa e proporcionamos à comunidade”, explica Décio.

De acordo com Décio, no caso de quem cursa artesanato, já sai da sala de aula fazendo encomenda e vendendo: “A gente percebe que os cursos de artesanato surtem um efeito terapêutico, muita gente vem por se sentir depressiva ou ociosa e veem nesses cursos uma terapia. ”

Para a fazer adesão ao grupo de voluntários basta procurar o Instituto Mandacaru de Desenvolvimento Humano, no Instec na rua Floriano Peixoto e propor-se a ser um “voluntário do saber e do fazer”.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *