Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Selo do Serviço de Inspeção Municipal vai garantir a qualidade de produtos de origem animal
Comerciantes e consumidores de Paulo Afonso contarão, em breve, com mais segurança na compra de produtos de consumo diário, especialmente carnes, pescados, ovos e derivados de leite. O serviço será responsável pela fiscalização industrial sanitária no município, de produtos de origem animal para oferecer garantia à saúde pública e à segurança alimentar.
O projeto de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), enviado à Câmara pelo Poder Executivo, já foi votado e aprovado, aguardando agora, a regularização para ser executado. No dia 18 de julho, o secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos Torres; o subsecretário, Alvânio Santana e o geólogo Leandro Daniel estiveram em Feira de Santana para observar a experiência local e como o serviço vem sendo prestado pela Prefeitura daquele município.
Jandirson Campos Torres diz que a ideia é usar o serviço que já funciona em Feira como referência para oferecer conhecimentos aos produtores de Paulo Afonso. Para ele, a implantação do SIM traz benefícios, tanto para o consumidor, quanto para o produtor, uma vez que padroniza e legaliza a produção, garantindo a qualidade.
“O Selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é uma garantia de qualidade de produtos derivados de leite, além de carne, pescados, ovos e mel. O Projeto de Lei já foi votado na Câmara para a implantação do serviço em Paulo Afonso, e a partir da regularização, que será feita pelo Prefeito Luiz de Deus, o homem do campo poderá fornecer seus produtos para estabelecimentos comerciais e outras instituições, com a certeza de que o retorno financeiro vai possibilitar a expansão de seu negócio”, diz o secretário.
Jandirson adianta que através do SIM, a Prefeitura vai disponibilizar um veterinário que será responsável pelo acompanhamento no abate de animais. Esse profissional observará cada parte do animal, com inspeções diferenciadas para determinar o fornecimento do selo de qualidade.
Fonte: ASCOM