Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Associados da Arpa recebem orientações sobre políticas de resíduos sólidos
Os últimos dias do mês de outubro foram marcados com ações alusivas ao meio ambiente, numa parceria entre a Promotoria Ambiental de Paulo Afonso e a Prefeitura.
A Oficina de Licenciamento Ambiental, envolvendo representantes de 10 cidades da região, e a visita a Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso (Arpa), foram as ações desenvolvidas, que objetivaram reunir profissionais da área para discutir a responsabilidade e a importância de aperfeiçoar os processos de licenciamento ambiental.
“Os municípios, perante a lei, podem realizar atividades de impacto local, só que precisam ter requisitos para isso, ter órgão ambiental capacitado de meio físico, biológico e socioeconômico e possuir conselho de meio ambiente deliberativo”, destacou a promotora Luciana khoury.
Na sexta-feira (31), foi a vez dos associados Arpa receberem orientações sobre as políticas de resíduos sólidos no Brasil. De acordo com a promotora, os cidadãos precisam conscientizar-se, pois tudo que é gerado de lixo no município é destinado à Arpa. “É preciso reaproveitar ao máximo os produtos recicláveis. Os resíduos devem ser separados, pelo menos o seco do úmido. A questão e que todo material enviando para a Arpa, chega sem separação prévia”, enfatiza.
Ela ainda ressaltou os relevantes serviços prestados pela Arpa, na triagem dos produtos que servem para serem reciclados, e pela e Prefeitura, no acompanhamento aos associados. “A Prefeitura dá todo o suporte para eles desempenharem suas funções, disponibilizando equipamentos de proteção para os catadores, equipes médicas, além de pagamentos de recursos através de contrato, garantindo assim o trabalho que é desempenhado”, falou a promotora.
Para o Secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales, os dois encontros foram proveitosos. “Democratizamos nossas propostas, para que assim possamos alcançar as nossas metas dentro da legalidade”, disse.