Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Chesf promove campanha de conscientização sobre Segurança de Barragens no Complexo de Paulo Afonso
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) promoveu campanha de conscientização sobre Segurança de Barragens na área do Complexo de Paulo Afonso. Entre as ações já realizadas, foram instalados outdoors de sensibilização com o slogan “Faz bem para a Segurança de todos”.
Com o propósito de debater a prática do turismo sustentável, nas áreas do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, respeitando as áreas proibidas e de segurança, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) promoveu o 1º Encontro com a Secretaria Municipal de Turismo e o Trade Turístico da Cidade de Paulo Afonso. Foram feitas apresentações sobre o tema para os conselhos municipais e reuniões com representantes das defesas civis.
A Empresa promoveu palestras técnicas sobre Segurança de Barragens; instalou placas de advertência, barreiras físicas e de restrição ao acesso nas áreas de segurança. Serão desenvolvidas, ainda, ações socioeducativas nas comunidades e escolas da região.
A Chesf destacou os riscos de não obedecer às normas de segurança previstas pela Empresa. Ressaltou, também, o fortalecimento da relação com o Poder Público e o trade turístico, no sentido de esclarecer a população e o turista sobre a necessidade de compatibilizar a atividade com a segurança das barragens, que se reflete na segurança de todos.
A Empresa informou que as orientações são para evitar ocorrência de acidentes com possíveis perdas de vidas humanas; prática de atos criminosos; poluição ambiental pelo lixo que é descartado; práticas de vandalismo nas estruturas civis e metálicas das usinas que poderiam comprometer a prestação do serviço público de geração e transmissão de energia elétrica.
Também foram apresentadas as ações propostas pela Chesf para coibir o acesso indevido às suas instalações, a exemplo de parceria para que ações conjuntas possam ser desenvolvidas com a Polícia Militar da Bahia, a Secretaria Municipal de Turismo e o Núcleo de Atendimento ao Turismo (NAT).
Confira algumas dicas de segurança de barragens:
– Proteja as barragens e suas estruturas de pedra;
– Áreas de segurança de barragens têm acesso restrito apenas a pessoal autorizado;
– As áreas operacionais são impróprias para banho, lazer e pesca;
– Os instrumentos de leitura técnica das Barragens devem ser preservados intactos;
– As áreas próximas às barragens devem ser protegidas. Construções e retirada de material das encostas não são permitidas.