Superintendência Regional da Polícia Federal da Bahia autoriza porte de arma de fogo para integrantes da Guarda Civil Municipal

 Superintendência Regional da Polícia Federal da Bahia autoriza porte de arma de fogo para integrantes da Guarda Civil Municipal

Guardas Municipais de Paulo Afonso passaram por diversos cursos práticos e teóricos, acompanhados por representantes das Polícias Federal, PRF, Militar, Civil e do Exército Brasileiro.

A Polícia Federal celebrou no último dia 16 de dezembro um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Paulo Afonso sobre a concessão de porte de arma de fogo para os integrantes da Guarda Civil Municipal.

O Extrato do Acordo publicado no Diário Oficial do Município autoriza o município adquirir armamento e munições para o efetivo de sua força de Segurança Pública (GCM), em conformidade com os dispositivos legais contidos no artigo 6º, IV da Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).

Os portes de arma de fogo terão a abrangência territorial nos limites do estado da Bahia e o prazo máximo de validade é de 02 (dois) anos, podendo ser renovado, desde que adotados, no que couberem, as mesmas formas e procedimentos exigidos para a autorização.

Os portes de arma de fogo eventualmente autorizados pela Superintendência Regional da Polícia Federal da Bahia a integrantes da carreira de Guarda Municipal de Paulo Afonso referem-se às armas de uso permitido.

Em sua conta no Instagram, a GCM/PA comemorou a celebração do acordo: “Vamos avançar. Juntos somos mais fortes, unidos somos imbatíveis. Fé na missão. Força e honra. Porque o cidadão é o nosso maior patrimônio! ”

Em 2017, agentes da Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso participaram de uma série de treinamentos, simulações e curso de tiro, visando aperfeiçoar as ações de patrulhamento a pé e em veículo automotor, abordagem a pedestres e veículos, trabalho em equipe e manejo de armas de fogo e simulacro, um equipamento que facilita o primeiro acesso de um agente de segurança a uma arma.

Durante as atividades, os GCMs tiveram instruções sobre: Legislação, Técnicas e Procedimentos Operacionais, CQB (Combate em Quarto Confinado), Historia e Evolução da Arma, Manuseio e Regras de Segurança no Uso da Arma de Fogo e Exame de Tiro. O processo de treinamento servirá também para a obtenção do porte de armas institucional devidamente liberado pela Polícia Federal e seguindo todas as normas da legislação.

Fonte: Guarda Municipal

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *