Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Superintendência Regional da Polícia Federal da Bahia autoriza porte de arma de fogo para integrantes da Guarda Civil Municipal
Guardas Municipais de Paulo Afonso passaram por diversos cursos práticos e teóricos, acompanhados por representantes das Polícias Federal, PRF, Militar, Civil e do Exército Brasileiro.
A Polícia Federal celebrou no último dia 16 de dezembro um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Paulo Afonso sobre a concessão de porte de arma de fogo para os integrantes da Guarda Civil Municipal.
O Extrato do Acordo publicado no Diário Oficial do Município autoriza o município adquirir armamento e munições para o efetivo de sua força de Segurança Pública (GCM), em conformidade com os dispositivos legais contidos no artigo 6º, IV da Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).
Os portes de arma de fogo terão a abrangência territorial nos limites do estado da Bahia e o prazo máximo de validade é de 02 (dois) anos, podendo ser renovado, desde que adotados, no que couberem, as mesmas formas e procedimentos exigidos para a autorização.
Os portes de arma de fogo eventualmente autorizados pela Superintendência Regional da Polícia Federal da Bahia a integrantes da carreira de Guarda Municipal de Paulo Afonso referem-se às armas de uso permitido.
Em sua conta no Instagram, a GCM/PA comemorou a celebração do acordo: “Vamos avançar. Juntos somos mais fortes, unidos somos imbatíveis. Fé na missão. Força e honra. Porque o cidadão é o nosso maior patrimônio! ”
Em 2017, agentes da Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso participaram de uma série de treinamentos, simulações e curso de tiro, visando aperfeiçoar as ações de patrulhamento a pé e em veículo automotor, abordagem a pedestres e veículos, trabalho em equipe e manejo de armas de fogo e simulacro, um equipamento que facilita o primeiro acesso de um agente de segurança a uma arma.
Durante as atividades, os GCMs tiveram instruções sobre: Legislação, Técnicas e Procedimentos Operacionais, CQB (Combate em Quarto Confinado), Historia e Evolução da Arma, Manuseio e Regras de Segurança no Uso da Arma de Fogo e Exame de Tiro. O processo de treinamento servirá também para a obtenção do porte de armas institucional devidamente liberado pela Polícia Federal e seguindo todas as normas da legislação.
Fonte: Guarda Municipal