Entrevista com Luiz Humberto, administrador da subprefeitura do BTN, a face boa do governo Luiz de Deus

 Entrevista com Luiz Humberto, administrador da subprefeitura do BTN, a face boa do governo Luiz de Deus

Luiz Humberto, administrador da subprefeitura do BTN

“Você tem que humanizar o espaço para que as pessoas se sintam valorizadas”

Luiz Humberto ‘Luizinho’ foi a contratação mais bombardeada da gestão de Luiz de Deus (PSD), pelos adversários e pela mídia, passados três anos de sua atuação à frente da subprefeitura do BTN, mostrou-se ser a face boa do governo. A que deu mais certo.

Luiz Humberto é genro de Luiz de Deus, mas é também um exímio gestor. Na Embasa se aposentou com pelo menos cinco prêmios, reconhecido como o número 1. E no setor público, sabe o dia em que um entulho foi posto na esquina da rua.

A reportagem do Painel, esteve no BTN I,II e II, na manhã de quinta-feira 23, por cerca de 2 horas, circulou com Luiz Humberto pelos três bairros e pode afirmar a boa atuação do administrador à frente da subprefeitura do BTN.

Luiz Humberto, administrador da subprefeitura do BTN

Na contramão do estigma por ser um homem que busca resultados e não popularidade, o que se depara hoje é com um bairro limpo, com pouco mais de 50 pessoas no setor e três carros-coletores; iluminado em pontos estratégicos, calçado, asfaltado, com praças funcionando – a despeito da ação de vândalos. Com palmeiras plantadas, e obras em curso, fora as que estão sendo licitadas para o aproveitamento do espaço do grande, complexo e populoso BTN.

A política determina

Muito se pode dizer sobre Luiz Humberto ter sido designado para o BTN. Por exemplo: não foi fácil promover a reviravolta no curso da eleição onde Paulo de Deus então, era o preferido, e faltando uma semana para o pleito, foi justamente o colégio eleitoral que cravou o 2º mandato de Luiz de Deus. Daí a necessidade de se colocar no complexo alguém que saiba o que faz na cadeira de gestor. E não um cabo eleitoral.

Outro argumento plausível e sustentado pela gestão, é que a Ilha [centro de Paulo Afonso]  já dispunha de muita estrutura e o BTN precisava ser desenvolvido.

“O BTN é um bairro carente, precisa de uma assistência social forte – que está sendo feita-, a saúde, em que pese as reclamações, tem melhorado sim, e há coisas a fazer, como a luta que estamos tendo para ter no Hospital Municipal uma ala de tratamento oncológico, vamos conseguir o terreno. Então é preciso humanizar os espaços para que as pessoas se sintam valorizadas. Você não vai abrir a porta de sua casa ver lixo e se sentir bem. A ideia nossa é que as pessoas tenham ambientes de convivência comunitária para utilizá-los em conjunto”, avaliou Luiz.

Ruas bem cuidadas e iluminadas, área verde

“Isso aqui, em muitas partes do BTN era lama, buraco e lixo e sem iluminação. Nós encontramos muitas dificuldades porque quando se trata de iluminação há as condições da Coelba, então no entorno do Ceasa, a única solução foi colocar iluminação de led por dentro. Eu não podia era deixar os jovens irem para o colégio à noite correndo risco de estupros ou roubos. Então a gente vai arrumando algumas soluções. ”

A topografia do BTN não favorece

De acordo com Luizinho, um grande problema é a topografia do bairro. “As obras aqui acabam consumindo um volume de recursos muito alto porque a topografia não favorece, são muitas pedras e há também um problema na regularização dos terrenos. ”

“O Ceasa precisa ser um centro comercial durante a semana também”

Uma das urgências no BTN é arrumar o espaço entorno do Ceasa, cuja feira acontece aos domingos, e durante a semana ficam as armações das bancas na frente do centro dando um aspecto de abandono.

“A gente já tem o projeto aqui de remoção da feira para o outro lado [de dentro] com bancas adequadas, a ideia é que haja um comércio diversificado aqui para movimentar o Ceasa também durante a semana”, pontou o secretário.

A praça comercial do BTN

Luizinho adiantou ao Painel que o centro comercial do BTN vai ter uma nova praça. “Dizem que a gente faz muitas praças, mas veja a situação dessa aqui [Padre Lourenço], é preciso melhorar, aqui o espaço comercial, deve ter uma boa praça de alimentação, adequada, bonita, como hoje é a nossa academia de saúde, lá funciona com central de ar e professor, então aquilo que podemos fazer para valorizar o bairro nós estamos fazendo. ”

Com informações e foto, do Painel

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *