Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Ghiarone informa que é projeto da Prefeitura construir uma UBS na Barroca, para reduzir o atendimento no PSF do Moxotó
Segundo o Portal Painel, o secretário de Saúde, Ghiarone Garibaldi, informou que, “ é projeto da prefeitura construir uma USB – Unidade de Saúde da Família na Barroca na Barroca, para reduzir o grande volume de usuários do PSF do Moxotó. São cerca de 9 mil pessoas atendidas. A prefeitura vai construir essa UBS para melhorar a situação na Barroca e consequentemente no Moxotó”, adiantou o secretário.
Em matéria publicada no Painel, na quarta-feira,29, o vereador Mário Galinho (SD) diz que visitou o PSF do bairro Moxotó e informou que o posto não tinha remédios da farmácia básica como dipirona, AAS, antibiótico, ácido fólico para as gestantes e paracetamol. E de acordo com a matéria, o vereador, apesar de elogiar a estrutura e funcionários do PSF, criticou a falta também de remédio para controlar o diabetes.
O secretário de Saúde, Ghiarone Garibaldi, explicou ao Painel o motivo de ter faltado medicamentos da farmácia básica no PSF do Moxotó, como disse o vereador Mário Galinho (SD), ao Painel.
Segundo o secretário, houve atraso na distribuição desse medicamento básico [e não no de controle] porque duas empresas impugnaram a licitação. “O atraso são de exatos dez dias”, disse Ghiarone.
Ghiarone disse ainda que prevendo atrasos decorrentes do processo licitatório, a Secretaria vai adiantar as contratações com cerca de três meses de antecedência. “Entre a gente licitar e o medicamento poder ser distribuído há muita burocracia, mas desde terça-feira, 28, essa medicação chegou por contrato. ”
Ghiarone explicou que apenas a insulina rápida [para o tratamento do diabetes] ainda pode atrasar, porque é de responsabilidade do estado. “Eles [o governo do estado] nos informam que tem o medicamento disponível e nós mandamos um carro pegar. Esse ano nós só tivemos direito à metade da medicação distribuída o ano passado, porque o estado também passa por problemas na compra desses medicamentos, questão de preço mesmo. ”
Fonte Painel/Foto: Arquivo PANotícias