Entrevista: “Contenção de Baronesas, no Bico de Pedra visa a economia do município”, diz Ivaldo Sales

 Entrevista: “Contenção de Baronesas, no Bico de Pedra visa a economia do município”, diz Ivaldo Sales

Em que pese as ações na Justiça para que a Chesf e a Embasa se mexam na limpeza [dentre outras urgências] do Rio São Francisco, a gestão de Luiz de Deus (PSD) não se permitiu cruzar os braços e ver o Rio ser consumido pelas baronesas.

Neste momento, a Secretaria de Meio Ambiente, sob a gestão de Ivaldo Sales Júnior, acompanha os trabalhos da empresa contratada para colocar barreiras de contenção no trecho conhecido como Bico de Pedra, no Centenário. Em entrevista ao Painel o secretário Ivaldo Sales faz uma explanação sobre o que está sendo aplicado para conter a chegada das baroneses.

“São âncoras, cabos, boias profissionais e sinalizações; o município tomou partido para resolver, todo o custo é da gestão. A licitação foi emergencial, foi justificada a necessidade desta ação por conta de muitos motivos; o nosso procurador [Igor Montalvão] justificou tudo na presença de autoridades, ou não teríamos tempo”.

Segundo o secretário, a contenção que está sendo aplicada tem como fonte de recursos só o município. “Não há convênio nem a participação de outro órgão. ”

A economia local

A chegada das baronesas é sempre um momento de aflição para comerciantes às margens das prainhas. Os prejuízos deles e da prefeitura, diga-se, foram enormes em anos anteriores.

Qual é a diferença desta contenção, para outras que já foram testadas em Paulo Afonso?

“A empresa contratada trabalha para empresas fluviais em mar e em rios. Nós não podemos mais correr o risco de outros prejuízos como o que tivemos anteriormente. Isto afeta todo mundo, embarcações etc; foi feito um estudo envolvendo empresas, órgãos, instituições, ONGs e o Conselho Municipal; tivemos aqui o professor da Uneb, Rui, Doutor em Engenharia de Pesca e a empesa que ganhou a licitação fez estudos sobre a direção e a velocidade do vento. Do Caixão até a Luiz Gonzaga lá embaixo, o Rio foi analisado, inclusive a quantidade de macrófitas que poderiam vir e afetá-lo. Depois disso foi decidido que as contenções seriam postas no Bico de Pedra até o bairro Moxotó”.

Ivaldo disse ainda que a Prainha Ayrton Sena será o próximo ponto a ter as barreiras.

Do Painel

Foto. Secretaria de Meio Ambiente.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *