Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
‘Projeto Ressignificar’ atende homens que praticaram a violência doméstica em Paulo Afonso
Treze homens participaram da primeira edição do Projeto, que tem como objetivo conscientizar e promover a sensibilização e reeducação de agressores
O Projeto Ressiginificar – Grupo reflexivo elaborado pelo Curso de Psicologia da UniRos e pela Coordenadora da Polícia Civil de Paulo Afonso, Professoras Ana Patrícia e Larissa Rapaso e pela Delegada Mirela Ventura atenderá homens que praticaram violência doméstica.
O primeiro encontro do projeto Ressignificar foi realizado, na terça-feira (10/03), no auditório da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Paulo Afonso.
Treze homens participaram da primeira edição do Projeto, que tem como objetivo conscientizar e promover a sensibilização e reeducação de agressores. Representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público (MP) e da Defensoria Pública estiveram presentes no encontro.
A coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Paulo Afonso, delegada Mirela Ventura, destaca que a iniciativa pretende contribuir para a diminuição da reincidência de violência doméstica.
“O Projeto visa dar atenção aos homens, conscientizar de suas atitudes, trabalhar a cultura machista que impera na nossa sociedade, promovendo reeducação, com fundamento na Lei Maria da Penha, propõe a participação dos homens em grupos de terapias que tratarão de temas importantes no combate à violência doméstica e familiar. Consideramos que no Brasil e na Bahia, e no nosso município é muito comuns grupos de terapias e assistência às vítimas de violência doméstica, no entanto há poucos projetos e meios de atendimento ao agressor, apesar que a própria Lei Maria da Penha e outras legislações preveem que o agressor também deve participar de meios de reabilitação. O Projeto está sendo executado no auditório da DEAM de Paulo Afonso, e terá apoio da Defensoria Pública, Ministério Público e do Judiciário que por sua vez encaminharão os agressores para cumprimento de cautelar de reabilitação no Grupo Reflexivo, e ainda cooperação de toda Rede de Atenção a Mulher de Paulo Afonso. O objetivo é diminuir a reincidência de violência doméstica no Município e coibir esse tipo de violência que tanto abala a nossa sociedade e as famílias brasileiras. ”
Foto: PC-BA