Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Sedes, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Saúde, desenvolvem ações voltadas para as mulheres
O mês de março é marcado especialmente pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. Para comemorar a data, a Prefeitura de Paulo Afonso realiza uma programação especial, o Março Mulher.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que tem à frente Cíntia Rosena (interina) que é a chefe de gabinete, destaca que a administração municipal desenvolve projetos com um olhar feminino, em busca de ações efetivas para este público. “Somos mulheres à frente de secretarias, debatendo e discutindo projetos e ações não somente diretamente das nossas pastas, mas que envolvam outras secretarias, que tenham um olhar especial para o público feminino, priorizando suas necessidades”, explica Cíntia.
Sedes
Na área social, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) coordena uma extensa rede de atendimento composta de programas que destinam parte de suas ações para mulheres. O Centro de Referência da Mulher Eudócia Antunes de Assis (CRM), previne a violência contra a mulher, trabalhando em parceria com instituições responsáveis pela garantia dos direitos femininos. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados nos bairros Barroca, Tancredo Neves I e III, Centenário e Prainha, realizam atividades diárias com gestantes, crianças, adolescentes, jovens e idosas. Além disso, o Centro Especializado de Referência em Assistência Social (CREAS) é um importante aliado dos CRAS.
O Programa Nacional de Habitação Minha Casa Minha Vida já realizou o sonho da casa própria de milhares de famílias pauloafonsinas, com a construção de cinco conjuntos. A titularidade do cadastro feito no Setor Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social é, preferencialmente, da mulher membro da família. Segundo a equipe, atualmente, mais um conjunto está sendo construído no BTN III.
Outras ações da Sedes destinadas exclusivamente às mulheres, são coordenadas pelos Programas Educação Inclusiva e Inclusão Produtiva. Entre elas, destacam-se: curso de corte e costura do BTN II e itinerante, curso de doces caseiros, oficinas de bordado e boneca de fuxico. Há ainda o auxílio natalidade, um programa com entrega de cestas básicas a mulheres com filho de zero a cinco meses, além do programa de transferência de renda Paulo Afonso Cidadania. O benefício, criado pelo município, contempla mais de três mil famílias, também com a titularidade da mulher da família.
Secretária Elza Brito
A secretária Elza Brito, destaca que a Secretaria Municipal de Educação também realiza atividades para o público feminino. Às terças, quartas e quintas-feiras, na quadra do Centro de Cultura Lindinalva Cabral, acontecem aulas de Zumba ao ar livre, gratuitamente.
Secretaria de Saúde
Na Secretaria de Saúde, entre outras ações, o Centro de Assistência à Mulher (CAM), é um importante aliado da população feminina do município, com destaque para a prevenção do câncer ginecológico. Inaugurado em 1993, na Praça 7 de Setembro, Rua das Flores, a unidade ganhou espaço mais amplo em agosto de 2017, passando a funcionar na Rua Marechal Rondon nº 530, ao lado da quadra poliesportiva do CEMPA. O horário é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com atendimento feminino em ginecologia, mastologia e alterações ginecológicas.
Outro serviço disponibilizado é o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Embora seja um programa destinado às famílias, todos os anos, o NASF participa da programação do Março Mulher, realizando palestras e discutindo o aprimoramento de suas ações, sobretudo no que se refere ao acolhimento voltado às mulheres usuárias da rede pública.
Fonte: ASCOM
Foto: ASCOM