Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Creas suspende temporariamente parte dos atendimentos para evitar aglomeração
Seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), órgão da rede socioassistencial da Prefeitura de Paulo Afonso, instituiu algumas mudanças na rotina de atendimento aos seus usuários.
A coordenação do programa mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, orienta as pessoas a permaneceram em suas casas até que a situação volte ao normal.
CREAS – COVID 19
Devido à pandemia da covid-19, presente no nosso país, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), está perpassando por uma mudança temporária nos seus serviços de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos (PAEFI). As medidas atingem os grupos de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade, atividades de abordagem social e atendimento a pessoas com deficiência, idosas e suas famílias.
Desse modo, compreende-se que devido a alta rotatividade de pessoas e a efetiva oferta de atividades em grupos, bem como preocupados com aglomerações e seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), os atendimentos psicossociais, individuais e em grupos encontram-se suspensos, sendo efetuados apenas atendimentos presenciais, em casos de violência sexual e física.
Além disso, estamos operando com o teleatendimento, visitas domiciliares breves e aconselhamento psicológico, também via telefone, a fim de desenvolver o monitoramento das famílias acompanhadas pelo serviço no município de Paulo Afonso.
A equipe de abordagem social intensifica seu monitoramento em pontos estratégicos do público em situação de rua, mendicância, trabalho infantil, entre outras. Ressaltamos a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para realização das intervenções.
A finalidade dessa metodologia de adequação no serviço possui o intuito de fortalecer a função protetiva das famílias e promover apoio socioeconômico e psíquico devido às consequências dessa pandemia mundial.
Assim, a Secretaria de Desenvolvimento Social, em articulação com o CREAS, permanece disponibilizando ao público proteção especializada frente aos seus direitos básicos e alienáveis, potencializando a política pública de assistência, vislumbrando a não incidência de situações de risco pessoal e social.
Dentro das ações dessa parceria destacam-se a distribuição de cestas básicas e orientações aos usuários sobre os programas federais para recebimento de seus benefícios.
A coordenadora do CREAS, Márcia Goreti Delgado, junto com sua equipe, reforça a importância da população manter-se atenta para os casos de violência contra crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres, que podem aumentar nesse período. Por isso, ressalta que denunciem sem medo ou receio, pois as informações são sigilosas, resguardando a identidade do denunciante.
A Prefeitura de Paulo Afonso e a Secretaria de Desenvolvimento Social reafirmam que violência é violência, mesmo durante a pandemia, desejando também uma quarentena de paz e harmonia.