Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Daniele Siqueira é a 1ª médica pauloafonsina formada pela Univasf campus de Paulo Afonso
No dia 14 de setembro de 2014, dia em que aconteceu a aula inaugural do curso de Medicina da Univasf (Universidade do Vale do São Francisco) campus de Paulo Afonso, Daniele Fernanda Siqueira Souza, 31 anos, era a única pauloafonsina daquela primeira turma de 40 alunos oriundos das mais diversas partes do Brasil.
Os jovens graduandos tinham com eles muitos sonhos, esperanças e uma vontade enorme de vencer. Estavam diante de um desafio muito grande: ser os pioneiros de um curso de medicina recém implantado numa instituição pública, em pleno sertão da Bahia! Começava ali a saga de muitas lutas e dificuldades, mas também de muitas conquistas e conhecimentos.
Daniele conta que passaram por muitas dificuldades ao longo desses anos, dificuldades essas que foram muito além das incontáveis madrugadas de estudos e das leituras intermináveis que fazem parte da vida de qualquer estudante de medicina. “Nossas dificuldades residiam, também, na luta pela estruturação do nosso campus e melhorias do nosso curso. Sonhamos, durante os 4 primeiros anos, com o tão desejado Hospital Universitário, que não veio.”, relatou.
O motivo acima levou os alunos a deixarem Paulo Afonso em setembro de 2018, para cursar o internato médico. “A essa altura, éramos 25 alunos, dos 40 iniciais. A grande maioria da turma mudou-se para Petrolina para cursar o internato junto às turmas de medicina do campus sede. Eu, no entanto, por motivos pessoais vim morar em Aracaju, onde cursei o internato na Universidade Federal de Sergipe.”, contou Daniele.
Com a Medida Provisória para antecipação da formatura dos alunos dos últimos períodos de medicina, tanto a Univasf quanto a UFS optaram por realizar a colação de grau de suas turmas. Sendo assim, no último dia 30/04/2020, tiveram a tão esperada colação de grau, realizada de forma virtual (veja aqui), mas repleta de muita emoção. Tornaram-se, finalmente, médicos!
Incentivador do curso e um dos responsáveis pela chegada do importante campus na cidade, o também pauloafonsino, o deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP), fez questão de entrar em contato por telefone com Daniele, para parabenizá-la e desejar sucesso na carreira que já começa com grande desafio aos novos profissionais da saúde, por causa do combate à pandemia.
Agradecimentos
Daniele Siqueira faz questão de agradecer a um seleto número de pessoas que ela considera especiais, e que tanto contribuíram para essa brilhante conquista:
Hoje, meu sentimento é de imensa gratidão!
Sou muito grata a Deus, que me permitiu realizar esse sonho, me sustentando em todos os momentos. Sou muito grata à minha família, que sempre esteve ao meu lado, me dando todo apoio e suporte. À minha mãe Paula, meu filho Bernardo, meu marido Leonardo e minha sogra Lúcia: obrigada por serem minha base e por sonharem esse sonho comigo, amo muito vocês!
Sou muito grata aos meus colegas de curso, que dividiram comigo os momentos de angústia e de glória e tornaram o caminho mais fácil de ser percorrido: Sou grata a todos os membros do curso de medicina da Univasf Paulo Afonso, professores, técnicos e corpo discente, em especial à professora Diana Pinheiro, que foi como uma mãe pra gente e esteve conosco desde o primeiro dia; ao professor Romero Barbosa, que foi um excelente coordenador de curso, tomando a frente em diversas situações e lutando ao nosso lado; à servidora Lorena Sandes, que sempre esteve disponível para nos auxiliar em nossas demandas e engrossou o coro daqueles que torceram por nós; ao professor David Fernandes por ser um grande amigo e ao professor Carlos Botelho, por ser uma grande referência de profissionalismo e humanidade.
Sinto-me honrada por ser a primeira médica pauloafonsina formada pela UNIVASF Paulo Afonso e sei que, logo mais, teremos outros pauloafonsinos seguindo o mesmo caminho. Que Deus ilumine o caminho de cada um!
Foto: Arquivo pessoal