Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Com recursos próprios, prefeitura entrega novo Mercado Público à comunidade
A nova feira da cidade foi pensada para ser melhor para quem vende e melhor para quem compra.
Na manhã de segunda-feira (13), a Prefeitura com a solenidade de entrega de títulos de comodato, deu inicio ao funcionamento da nova feira da cidade.
Para marcar a concretização desse antigo sonho da comunidade, a administração municipal entregou aos feirantes permissionários os títulos de comodato em solenidade realizada a partir das 10h, com a presença do prefeito Anilton Bastos acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara, do vice prefeito Jugurta Nepomuceno, do suplente de deputado federal, Luiz de Deus (DEM), do presidente do diretório local do PMDB, Vavá Ferraz, Alex, vereador do município de Glória, os quatro vereadores da bancada da situação, secretários, feirantes, empresários, convidados, funcionários da prefeitura, pastores representando várias congregações evangélicas da cidade e o Bispo Diocesano, Dom Guido Zedron[que realizou a benção do local].
A partir de agora, de segunda a sábado, no horário das 6 da manhã às 18 horas, a população passa a ter um lugar confortável, amplo e higiênico, para realizar as compras diárias de hortifrutigranjeiros.
A arquitetura do local se destaca por sua beleza estética e já é apontada como uma das maiores feiras cobertas do Brasil, estendendo-se por 40 mil metros quadrados. O volume negociado no local deverá chegar aos 6 milhões de reais mensais, gerando emprego e renda para mais de 1.500 pessoas.
Neste início de funcionamento, a administração do local ficará a cargo da Prefeitura de Paulo Afonso, que deverá promover uma transição para a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN), que já vem colaborando juntamente com o Sebrae na orientação e planejamento de vendas, exposição, higiene e armazenamento aos feirantes empreendedores.
Foram montados no novo mercado 520 pontos comerciais entre bancas e boxes.
Preocupada em atender a demanda de comerciantes da antiga feira livre, a Prefeitura ampliou a oferta de espaços para comercialização. Os feirantes, que antes das obras do local somavam 450, aumentaram e a administração municipal criou mais 70 espaços, que abrigarão com sobra os novos feirantes cadastrados.
No primeiro piso foram montadas os boxes para comercialização de hortifrutigranjeiros com corredores largos que garantem a melhor acessibilidade, com um trânsito livre para clientes e profissionais que atuarão na feira, além dos sanitários de excelente qualidade.
No segundo piso estão os setores de confecção e lanchonetes e possui também um mezanino com ampla visão para o piso inferior e área externa. As lanchonetes (restaurante) são dotadas de freezers, mesas, pia inox e vitrine, itens imprescindíveis para uma boa higiene dos alimentos vendidos e que não existiam antes.
Com a abertura da nova feira, o trânsito nas imediações voltará a fluir normalmente e não serão permitidas bancas na área externa e ruas circunvizinhas ao complexo comercial.
Para os feirantes, o passado de lidar com diversas intempéries como sol, chuva, ventos e o ato diário de armar e desarmar bancas e transportar mercadorias foi superado com esta obra, que permitirá um comércio diário com maior expediente e local fixo.
Para os clientes, uma feira permanente, confortável, limpa, com estacionamentos e acessos amplos, um novo ponto de encontro para as famílias pauloafonsinas.