Governador Mangabeira completa 50 anos de emancipação

 Governador Mangabeira completa 50 anos de emancipação
O município de Governador Mangabeira completa 50 anos de emancipação política nesta quarta-feira (14). Para celebrar a data, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou na Assembleia Legislativa (AL) uma Moção de Congratulações.

“Neste momento de grande importância para Governador Mangabeira, quero parabenizar os habitantes da cidade por eles serem protagonistas da história de perseverança deste município baiano”, declara a parlamentar.

Moção de Congratulações apresentada por Graça Pimenta na AL (Arquivo)

Os primeiros registros históricos da cidade remontam o ano de 1934, quando Dr. Otávio Mangabeira, candidato a deputado federal na época, chegou ao então distrito de Cabeças, hoje município Governador Mangabeira. Naquele período o distrito era ligado ao município de Muritiba, integrante do Recôncavo Baiano.

Em 1959 a coleta dos impostos, antes realizada através do município muritibano, passou a ser feita no próprio distrito. Por conta da grande arrecadação, em 14 de março de 1962 a localidade foi emancipada com o nome de Governador Mangabeira, ato regulamentado pela Lei 1939. A proposição foi feita pelo então deputado estadual Heraldo Guerra, membro de uma família tradicional de Cruz das Almas, cidade que também faz parte do Recôncavo Baiano.

 A economia local sempre teve a agropecuária como um dos seus componentes. Entre as belezas naturais de Governador Mangabeira está a Fonte de Brejos. A movimentação artística e cultural da cidade pode ser representada pelo grupo teatral “Frutos da Utopia” e pela Fanfarra Municipal de Governador Mangabeira (Famag). A religiosidade dos mangabeirenses tem sua maior expressividade no dia 8 de dezembro, quando é festejado o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira local.

Praça Castro Alves em Governador Mangabeira

O nome do município tem origem no fato do maior prédio escolar da localidade, as Escolas Reunidas José Bonifácio, ter sido construído com verbas enviadas pelo então governador do Estado, Otávio Mangabeira, que ocupou o cargo de 1947 a 1951.

1 Comment

  • acho q a prefeita està fazendo um lindo trabalho + acho q os estudantes precisa de um pouco + de atencao.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *