Prefeito Anilton Bastos fala sobre a UNIVASF, EMBASA e CEF, na cidade de Paulo Afonso

 Prefeito Anilton Bastos fala sobre a UNIVASF, EMBASA e CEF, na cidade de Paulo Afonso

Na quinta-feira, 30/03 /2012, o Prefeito Anilton Bastos, em seu gabinete, concedeu entrevista ao repórter Gil Leal, da RBN

O repórter Gil Leal da RBN entrevistou o prefeito de Paulo Afonso Anilton Bastos (PDT) sobre a Faculdade de Medicina (UNIVASF) na cidade de Paulo Afonso. Para Anilton Bastos o esforço conjunto das instituições é fundamental para a concretização de mais esse anseio da população de Paulo Afonso e de municípios vizinhos – “Eu tenho certeza de que todas as lideranças políticas, como o próprio Governador Jaques Wagner, os Deputados, Senadores e o Reitor da UNIVASF irão contribuir para a realização desse sonho que, cujo primeiro passo já foi dado no ano passado, quando nós mostramos que o município de Paulo Afonso está apto para ter sua faculdade de medicina.

Veja a entrevista:

Gil Leal – Quais expectativas a população pode esperar em relação ao curso de Medicina da UNIVASF em Paulo Afonso?

Anilton Bastos – Hoje nós estamos recebendo o Dr. Julianele Tolentino, reitor da UNIVASF localizada em Petrolina/Juazeiro. Há um tempo atrás,  esteve aqui o Reitor, na época era o Weber, e colocou Paulo Afonso como ponto potencial para a instalação de um curso de medicina.

Vamos discutir sobre como colocar Paulo Afonso para receber este campus avançado com a extensão do curso de medicina implantado aqui. A gente está numa expectativa muito grande. Espero que possamos concretizar. Paulo Afonso é um pólo regional. Nós estamos atingindo não só a Bahia, mas também Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Eu tenho a certeza que todas as lideranças políticas, contando com Paulo Rangel, com Josias e o envolvimento do nosso Governador, irão apoiar. Acho que é muito importante que haja uma participação de todos da Bahia, não só de Paulo Afonso.

Gil Leal –  Paulo Afonso está preparada para receber o curso de Medicina?

 Anilton Bastos – Hoje já temos o curso de engenharia elétrica, já temos o curso de engenharia de pesca que tem referência. Temos o curso de Direito tanto na UNEB quanto na FASETE. Não tenho dúvida que este curso vindo aqui para Paulo Afonso vai alavancar mais ainda o nosso pólo de educação. Estamos otimistas. Vindo a extensão da UNIVASF, eu tenho certeza que estamos preparados. Nós temos aqui dois hospitais, temos vinte e cinco PSF’s, uma boa quantidade de clínicos. E tenho certeza que vai ter também a parceria da CHESF para que possamos implantar e trazer este sonho que pode se tornar realidade, a exemplo do curso de engenharia elétrica. Vamos mostrar nossas potencialidades e que nós estamos realmente aptos para que venha este curso de medicina para Paulo Afonso.

Gil Leal – O senhor esteve em Salvador reunido com o Governador Jaques Wagner e com o Ministro da Integração. Também estiveram presentes vários prefeitos. O que foi tratado nesta reunião?

Anilton Bastos – problema básico realmente é a seca que vem assolando todo o estado e Paulo Afonso também está incluído neste problema. Nós estamos muito preocupados. Estamos praticamente no final do mês de março e até agora as chuvas não chegaram. Passamos o dia de São José, 19 de março, e não choveu e nós fomos até lá ouvir o que poderia ser feito para ajudar também Paulo Afonso. Nós já estamos fazendo as nossas ações. Você sabe que nós fizemos algumas mudanças aí para o abastecimento d’água e acredito que tenha melhorado bastante. Enquanto não chega essa ajuda, essa parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, a prefeitura está enfrentando esta seca.

Gil Leal – E a recente parceria com a EMBASA…

Anilton Bastos – Nós estamos agora com uma parceria com a EMBASA. Estamos levando a água aqui para a Vila Matias. Então é uma ação junto com a EMBASA para levar não só para a Vila Matias, mas também para Prainha do Candeeiro e para a Lagoa da Pedra. São ações nossas em parceria com a EMBASA para levar água potável. Com estas ações estamos fazendo limpeza de barreiros. Hoje nós estamos com mais de mil barreiros, é uma ação que a muitos anos não tinha sido feito. A Prefeitura está colocando máquinas para fazer. São máquinas próprias. Máquinas da prefeitura. Enquanto não chegam recursos do Governo Estadual e do Governo Federal, a prefeitura tem que fazer ações de imediato. Então, continuamos com o programa de distribuição de água, limpeza de barreiros, extensão de redes.

Gil Lea l – O senhor também se reuniu com a Caixa, em Feira de Santana, para discutir a agência que deve ser instalada no BTN. O que ficou decidido?

Anilton Bastos – Já foi escolhido um terreno para a instalação da agência da Caixa e eles me confirmaram que até agosto deste ano deve ser instalada a agência da Caixa Econômica no Bairro Tancredo Neves. É um sonho antigo que vai se tornar realidade. Para a felicidade de todos, a informação é que até agosto será colocado uma agência da Caixa no Bairro Tancredo Neves.

Gil Leal – Alguma novidade em investimento para Paulo Afonso?

Anilton Bastos – Apesar de toda a dificuldade que estamos enfrentando, a gente está tendo uma queda de receita grave, drástica. Nós estamos procurando apurar uma maneira de como reverter isso, para que se possa realmente trilhar um caminho do desenvolvimento de Paulo Afonso. Existe a possibilidade de vários investimentos, nós estamos trabalhando para trazer indústrias novas, serviços novos. Espero poder dizer que estão vindo para cá investimentos na ordem de R$40 milhões em breve. Eu estive agora em Salvador conversando com empresas interessadas em investir em Paulo Afonso. As empresas que nos procuram, nós temos conversado, eu gosto de ficar um pouco mais reservado até ser anunciado oficialmente. Vamos aguardar.

Reportagem de Gil Leal e Redação da RBN.

1 Comment

  • São boas as notícias.Tomara que os projetos de interesse da população continuem a ser prioridade.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *