Vice-prefeito de Água Branca assume prefeitura após renúncia do prefeito

 Vice-prefeito de Água Branca assume prefeitura após renúncia do prefeito

O prefeito de Água Branca – AL, José Rodrigues Gomes, popularmente conhecido como Zé de Dorinha (PMDB), renunciou ao cargo no dia 3 de abril, alegando problema de saúde. 

O ex-vice prefeito Professor Carlos

No mesmo dia o vice-prefeito José Carlos Vieira, muito conhecido como Professor Carlos (PMDB), 59, assumiu o executivo em uma sessão extraordinária na câmara de vereadores do município.

Zé de Dorinha afirmou que a renúncia foi motivada devido um problema de saúde que vem tratando a mais de cinco anos fora do Estado e também pelo fato de entrar na disputa pela reeleição nas eleições deste ano.

A decisão do ex-gestor levou a oposição a alegar que ele estaria renunciando para fugir dos processos que responde na justiça, um deles por desvio de água da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), descoberto em 2006 através da operação “Gato Escaldado”, realizada pela Casal, Ministério Público e Polícia Civil.

Em entrevista ao Minuto Sertão, o então prefeito, José Carlos Vieira, esclareceu que a renúncia de Zé de Dorinha não está ligada aos processos e que tem a ver apenas com a saúde dele. Ainda de acordo com o gestor, o ex-prefeito entrou com um recurso no Tribunal de Justiça (TJ/AL) contra a sentença do judiciário de Água Branca sobre o processo do desvio de água e aguarda julgamento.

O prefeito recém empossado defende Zé de Dorinha afirmando que a oposição está sendo desleal quando produzem mentiras fantasiosas sobre o ex-prefeito, pois eles, além de temerem, ainda estariam inconformados com sua decisão de disputar a reeleição.

O Professor Carlos elogia o companheiro e amigo dizendo que ele foi um prefeito “gigante”, compromissado com o povo e que, historicamente, sempre pagou o funcionalismo e as contas da prefeitura em seus devidos prazos. Vieira garante que todo trabalho planejado por ambos será mantido. Ele também avisa que nenhum servidor público municipal ou comissionado será exonerado do cargo e também assegura que não vai mudar o secretariado. “Tudo vai seguir como o Zé organizou. Até porque eu também planejei tudo com ele. Não há necessidade de mudar.” Disse.

O novo prefeito de Água Branca aproveita para anunciar as últimas ações de Zé de Dorinha como gestor que foi o reajuste salarial de 22% para os professores, 13% para os funcionários de apoio da educação e de 9,3% para os servidores da saúde. A guarda municipal também foi contemplada com o aumento.

Eleições 2012

Zé de Dorinha já deixou claro que vai disputar a reeleição nas eleições deste ano e garante que está apto a concorrer ao cargo novamente, diferente do que comenta a oposição que repercute a informação de que o ex-prefeito é enquadrado na Lei da Ficha Limpa e por isso não pode se candidatar.

Sobre a informação, Zé de Dorinha, esclarece que o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) certifica sua aptidão para concorrer a qualquer cargo político.

Carreira política

Zé de Dorinha já foi prefeito de Água Branca de 1997 a 2000, sendo reeleito para o mandato de 2000 a 2004. E conseguiu voltar ao executivo em 2008 quando derrotou nas urnas os candidatos Roberto Torres, Paulo Zuza e Reinaldo Falcão.

O ex-vice prefeito Professor Carlos foi eleito vereador do município durante quatro mandatos, dos quais três foi presidente do legislativo municipal. E foi convidado por Zé de Dorinha para fechar sua chapa como vice-prefeito nas eleições de 2008.

Zé de Dorinha e Professor Carlos são amigos e correligionários há 16 anos.

Por Minuto Sertão. Foto: Jota Silva

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *