Paulo Afonso participa do 3º Festival da Tilápia

Em Paulo Afonso, quem quiser se deliciar com a tilápia pode ir até os restaurantes Bate Papo, Belvedere, Don Léo, Nova Schina, Rancho da Carioca, San Marino, Spartacus e Tambaú

Uma variedade de receitas poderá ser saboreada até o próximo dia 16, durante o 3º Festival da Tilápia, em 44 restaurantes participantes do evento, nos municípios de Camaçari, Ilhéus, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista.

Promovido pela Bahia Pesca, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o festival conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e o Sebrae. Em Paulo Afonso, quem quiser se deliciar com a tilápia pode ir até os restaurantes Bate Papo, Belvedere, Don Léo, Nova Schina, Rancho da Carioca, San Marino, Spartacus e Tambaú.

O festival traz este ano uma novidade: além da vertente gastronômica, haverá a exposição de artesanato,com produtos feitos com o couro de peixe, produzido pela cooperativa de Paulo Afonso.

Uma missão empresarial, composta por 30 pessoas, dentre donos de bares e restaurantes, chefes de cozinha e jornalistas gastronômicos,terá a oportunidade de conhecer toda a cadeia produtiva pauloafonsina, desde o alevino até o beneficiamento da tilápia.

O evento vai promover também dez minicursos para 20 associações de criação de tilápia, dois workshops de acesso ao mercado, duas rodadas de negócios entre produtores e empresários.

Empresários do ramo participarão de Rodada de Negócios, que contou com indicações da CAR, incluindo visita aos projetos de piscicultura implantados nas Barragens da CHESF.  Nesta visitação, o empresariado também terá oportunidade de conhecer o potencial turístico da região.

Atualmente, a Bahia é o maior produtor de tilápia da região Nordeste, com destaque para os municípios de Glória e Paulo Afonso que atualmente é o maior polo de piscicultura, com todos os elos da cadeia fechados, desde a formação de mão de obra até unidade de beneficiamento do pescado.

A CAR vem investindo no fortalecimento e ampliação da cadeia produtiva, promovendo a utilização do pescado pelo setor gastronômico e estimulando o artesanato. A empresa já investiu em três Arranjos Produtivos Locais (APLs) em Glória/Canudos e Paulo Afonso.

No sábado (15), durante o festival, o superintendente da CAR, Dernival Oliveira, vai assinar três convênios com as Associações dos Pequenos Aquicultores de Malhada Grande II e III e Lagoa do Junco, para o desenvolvimento da Piscicultura Superintensiva com utilização de tanques-rede, beneficiando cerca de 40 famílias.  

 

1 Comment

  • Muito bom que se divulgue o que essa terra produz de melhor. O que não pode é engabelar o consumidor, propagandeando o que não tem. Nesse fim de semana, recebi uns amigos de Recife que resolveram comer a tilápia constante na propaganda dos organizadores do festival, de um restaurante bastante conceituado . Qual não foi a decepção ao sermos informados que aquele prato era servido diferente. Optamos então pelo bacalhau , aquele que aparece num outdoor perto da Coochesf. O atendente, então, disse na maior cara de pau: ” aquele não temos, é uma foto tirada da internet!”. Desistimos dos peixes, e ficamos com o filé ao molho madeira mesmo. Resultado: aquela carne é tudo, menos filé…. Gosto muito daquele restaurante, sou um dos primeiros fregueses, é um dos mais organizados de PA e serve comida de qualidade. Não precisam iludir o consumidor com subterfúgios. Entendam isso como uma crítica construtiva.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *