Delmiro – Câmara de Vereadores realiza audiência pública sobre resíduos sólidos

 Delmiro – Câmara de Vereadores realiza audiência pública sobre resíduos sólidos

Após a sessão ordinária de quinta-feira (12), a Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia(AL) realizou audiência pública para discutir Projeto de Lei do Executivo que institui o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais do município.

Os vereadores presentes – Valdo Sandes, Edvaldo Nascimento, Francisco de Assis (Kinho), Carlos José Bezerra (Gato), Marcos Costa, Carlos Roberto Cacau Correia e Ezequiel Carvalho (Kel) debateram o referido projeto e seus objetivos, ressaltando a sua importância para a comunidade.

Entre os principais reflexos do documento está a implantação de uma coleta seletiva e extinção do lixão, uma vez que os dejetos serão destinados ao aterro sanitário, que acondicionará de forma adequada estes resíduos. A reunião foi conduzida pelo representante da Prefeitura, Moacir Bernardes.

Nos discursos os parlamentares apresentaram alternativas para reduzir a produção destes dejetos. O vereador Gato ressaltou a iniciativa do Estado de São Paulo em parceria coma Associação de Supermercados, que não mais utilizarão sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais. “O estado de São Paulo tomou esta iniciativa para evitar o uso das sacolas plásticas, que é um dos grandes vilões da poluição. Acredito que poderíamos pensar em alguma interferência neste sentido, para evitar a utilização dessas sacolas e assim reduzir a utilização deste tipo de produto, que tanto mal causa ao meio ambiente pelo tempo da sua degradação, colocando em risco até mesmo a fauna”, frisou o vereador Gato.

Para o vereador Edvaldo Nascimento, além da organização do destino dos resíduos, se faz necessário a conscientização da população. “A população precisa tomar consciência da importância do tratamento com os resíduos sólidos e a escola tem um papel fundamental na formação de novos hábitos e valores. É preciso envolver a comunidade escolar nesta conscientização”, falou.

Edvaldo cobrou ainda informações da Prefeitura sobre as obras de saneamento básico e do aterro sanitário que, segundo ele, estão diretamente ligadas ao Projeto de Lei. “Precisamos saber como estão as obras de saneamento, em parceria com a Codevasf, e da construção do aterro sanitário, porque estas obras estão diretamente ligadas a este Projeto de Lei, uma vez que fazem parte do destino dos resíduos”, disse.

Diante do questionamento do vereador o presidente Valdo Sandes solicitou ao preposto do Executivo, Moacir, que a Prefeitura enviasse à Casa Legislativa representante para explanar sobre o andamento das obras de saneamento e do aterro. “Seria de grande importância a Prefeitura enviar a esta Casa um representante para expor como está o andamento dessas obras, que possuem grande relevância no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida da comunidade”, enfatizou Valdo.

Ao ouvir a solicitação, Bernardes ressaltou – “Estarei levando para o Executivo a posição dos vereadores e solicitando o agendamento para estas explanações, tanto das obras de saneamento como a do aterro”, concluiu.

 

Veruscka Alcântara

Jornalista DRT – 1.875/ BA

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *