Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Heraldo Rocha: “Não se combate a seca com propaganda”
“A situação de Vitória da Conquista é o exemplo da falta de planejamento do governo de Jaques Wagner. Há tempos que se sabe que as barragens de Água Fria I e II não suportariam o aumento de consumo da região. Passaram-se cinco anos de administração petista e nada foi feito. Agora, para desespero da população, vive-se a iminência da falta de água com o agravamento da seca”, diz o vice-presidente estadual do Democratas, Heraldo Rocha.
Ex-deputado estadual, Heraldo Rocha lembra da existência de projetos prontos para a construção da barragem do Rio Pardo, o que seria uma solução para o problema da região, bem como a possibilidade de fazer a adução da barragem de Anagé. “Mas nada disso foi feito. O governador Jaques Wagner preferiu gastar milhões em propaganda e não construiu uma barragem de médio ou grande porte. O que foi feito foi concluir empreendimentos já quase prontos do governo passado, como a barragem de Cristalândia”.
Indignado com a situação de emergência em que se encontram centenas de municípios do semi-árido baiano, Heraldo Rocha denuncia o escândalo de Nova Redenção, que está virando uma cidade fantasma, por causa da evasão dos habitantes devido à falta de água. “Nessa região, há a barragem Bandeira de Melo, feita por Paulo Souto, e até hoje se desconhece o aproveitamento da água deste reservatório que hoje tem 96% de volume útil, segundo o próprio Inema, órgão do governo. Se alguma coisa fosse feita, a seca seria atenuada na Chapada”.
Para o vice-presidente do Democratas, não cabe a um chefe de estado ser um vendedor de ilusões. “Até o ano passado, não faltavam imagens do ‘Água para Todos’ nas tevês e outdoors, com água transbordando pelas torneiras dos baianos. Agora a propaganda do ilusionista Jaques Wagner saiu do ar e a realidade se apresenta dolorosa com a previsível seca, castigando milhões de baianos”.
Heraldo Rocha lamenta que o legado de Jaques Wagner para a Bahia seja só propaganda. “Está na hora de trabalhar, governador. Desça do helicóptero e tome pé da realidade. O problema da seca não se resolve com cisternas. O senhor precisa seguir o exemplo de governos anteriores, que fizeram barragens como Pindobaçu, Pedras Altas, França, Aimpim, Ponto Novo, Apertado, Bandeira de Melo, Santana e Cristalândia”.