Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Rangel, Anilton e Josias, lutam pela Implantação da UNIVASF em Paulo Afonso
O deputado estadual Paulo Rangel esteve ontem (20) na cidade de Petrolina – PE, no Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf),quando participou de mais uma reunião com o Reitor, sobre a criação da Faculdade de Medicina em Paulo Afonso. O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, e o deputado federal Josias Gomes (PT), também participaram da reunião.
A luta vem sendo travada há anos pelo deputado estadual Paulo Rangel. De acordo com Rangel, “é preciso dar continuidade à luta que interessa a toda comunidade pauloafonsina, inclusive com a utilização de um imóvel da CHESF, que pode ser doado pela Companhia à Universidade”.
As condições oferecidas pelo município de Paulo Afonso, como o Hospital Nair Alves de Souza e grande área de terreno próximo ao HNAS, [SPOM], cedido pela Chesf para a construção do Campus da Univasf, são considerados facilitadores na disputa com o município de Salgueiro, em Pernambuco e Picos, no Piauí, que também pleiteiam esse curso de Medicina.
Além do mais, o fato de Paulo Afonso estar localizado numa região de fronteira com quatro estados nordestinos, o que atende ainda mais o propósito das universidades federais por oferecer a estas comunidades o acesso ao ensino de nível superior.
Esforço conjunto das instituições é fundamental
Para o Prefeito Anilton Bastos Pereira, o esforço conjunto das instituições é fundamental para concretização de mais esse anseio da população de Paulo Afonso e de municípios vizinhos -“Eu tenho certeza de que todas as lideranças políticas, como o próprio Governador Jaques Wagner, os Deputados, Senadores e o Reitor da UNIVASF irão contribuir para a realização desse sonho que, cujo primeiro passo já foi dado no ano passado, quando nós mostramos que o município de Paulo Afonso está apto para ter sua faculdade de medicina. Atualmente, apesar da UNIVASF ter um novo Reitor podemos perceber que existe boa vontade em trazer essa faculdade que vai beneficiar não os pauloafonsinos, como pessoas de toda a região”, comenta o Prefeito.
O novo campus da UNIVASF é um anseio da população local.
O deputado federal Josias Gomes foi o autor da Indicação, junto à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, endereçada ao Ministério da Educação, em favor da implantação de um Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, na cidade de Paulo Afonso. Segundo Josias, “a instalação de um curso na área da Medicina, faz com que sejam beneficiados jovens vestibulandos dos diversos municípios da região, além de ser é um anseio da população local”.
Apoio do governador Wagner
Segundo o deputado estadual Paulo Rangel (PT) o governador Wagner tem demonstrado estar preocupado com a necessidade de ampliação do quadro de médicos no Estado da Bahia e tem enfatizado o apoio que o seu governo está dando para a criação da Faculdade de Medicina em Paulo Afonso, pela Universidade do Vale do São Francisco, UNIVASF, cujo reitor, assessores e representantes do governo da Bahia, assim como os Deputados Paulo Rangel e Josias Gomes, estiveram reunidos recentemente no gabinete do Prefeito Anilton, em Paulo Afonso tratando desse assunto.
Sobre a UNIVASF
A Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, criada pela Lei nº 10.473 de 27 de junho de 2002, é uma instituição de ensino superior vinculada ao Ministério da Educação (Brasil), de natureza fundacional, com sede na Cidade de Petrolina, Estado de Pernambuco, que tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi no Pólo Petrolina-PE e Juazeiro-BA, nos termos da Lei Complementar nº 113, de 19 de setembro de 2001 e do seu estatuto e normas de funcionamento. A UNIVASF iniciou suas atividades acadêmicas em 2004.
1 Comment
não vi nada de novo estão só repetindo o q já falaram vão ficar só nessa vamos agir e falar menos