Salão Baiano de Turismo recebeu 10 mil visitantes

 Salão Baiano de Turismo recebeu 10 mil visitantes

Principal operação de marketing e vendas do Destino Bahia, o I Salão Baiano de Turismo foi um verdadeiro sucesso. O evento, que recebeu 10 mil visitantes em três dias, reuniu 120 operadores brasileiros e estrangeiros, 40 jornalistas nacionais e internacionais, além de empresas de receptivo, hotéis, representantes de segmentos, câmaras técnicas e empresários das 13 zonas turísticas do estado.

Desde a abertura, que contou com a presença do governador Jaques Wagner e do ministro do Turismo, Gastão Vieira, na última quinta-feira (17), até o encerramento, no sábado (19), o I Salão Baiano de Turismo foi elogiado por praticamente todos os representantes dos segmentos presentes. “Acho que cumprimos bem o nosso objetivo de fazer com que os agentes e operadores de fora compreendessem que a Bahia tem sol e praia e também muitos outros atrativos”, afirmou o secretário Domingos Leonelli.

Além do Salão, a segunda edição da Feira da Abav-Bahia ocorreu paralelamente ao evento, com a participação de empresários que comercializam os destinos da Bahia, do Brasil e do exterior. O presidente da Abav, Pedro Galvão, disse que muitos negócios foram fechados durante o evento.

Nelson Abreu Pinto, da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) parabenizou o governo da Bahia pela iniciativa, assim como os secretários de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro e de Pernambuco, Alberto Feitosa. Já o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, ressaltou a importância do Salão. “Acho que foi um evento muito representativo, com importantes atores do turismo nacional e internacional”.

Operadores comentam

O operador Adriano Gomes, da Nascimento Turismo, ressaltou que a Bahia é um importante produto de comercialização. “Entre os dez pacotes brasileiros mais vendidos, quatro estão no estado: Salvador, Praia do Forte, Porto Seguro/Arraial D´Ajuda e Costa do Sauípe. O Nordeste é um polo turístico do portfólio de qualquer operadora, por isso é muito importante participar deste Salão. A Península do Maraú, Morro de São Paulo e Chapada Diamantina são destinos que estão registrando boa procura. A Bahia possui o apelo de esporte, incentivo e eventos e de resorts. Além disso, muitas datas populares ao longo do ano motivam vendas não apenas no tradicional Carnaval”, disse em entrevista ao Pan Rotas.

Para a Master Viagens, a Praia do Forte é o nacional mais vendido. “Percebo a presença expressiva de operadores do País no evento. A Bahia sempre foi um destino turístico que busca o consumidor final junto com os profissionais, e em parcerias oferece capacitações ao longo do ano”, ressaltou Bruna Castro.

Palestras do Núcleo do Conhecimento sempre lotadas

As palestras do Núcleo do Conhecimento, ministradas durante o I Salão Baiano de Turismo, foram bastante concorridas. Turismólogos, empresários, estudantes e profissionais do setor acompanharam de perto as principais tendências do mercado abordadas durante as explanações.

Um dos momentos mais esperados foi o painel “O viajante independente”, coordenado pelo blogueiro Ricardo Freire. Na ocasião, ele compartilhou com o público as histórias que viveu durante uma viagem que fez na Bahia pelas costas do Dendê e do Descobrimento durante 20 dias. O palestrante contou que para fazer o roteiro foi preciso viajar de ferry-boat, lancha, canoa, ônibus e voadeira (canoa de alumínio com motor de popa). Entre os locais visitados estão Boipeba, Cairu, Belmonte, Canavieiras e Santo André, que tiveram suas belezas naturais e cenários destacados pelo viajante que escreve o blog Viaje na Viagem.

Também participaram das palestras do Núcleo do Conhecimento, o historiador espanhol Tony Galvez, a jornalista britânica Alison Mcgowan, o ex-atacante Bebeto, que falou sobre Copa do Mundo e o dirigente da Embratur, Marcos Lomanto, que destacou a participação brasileira no mercado do turismo corporativo.

A conta satélite no turismo e a nova classificação hoteleira, que está sendo implantada pelo Ministério do Turismo, também foram alguns dos temas abordados, assim como o Geoturismo.

Programação cultural mostrou o que é que a Bahia tem

Os operadores de turismo e agentes de viagem que estiveram presentes no I Salão de Turismo puderam conferir de perto os ritmos e agitos da Terra de Todos-os-Santos. Um show de forró com os artistas Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Gereba, Carlos Pitta, Léo Macedo, Cicinho de Assis, Jota e Cia e Val Macambira abriu a programação cultural do evento, juntamente com a apresentação da quadrilha junina Asa Branca, a mais tradicional do estado.

No segundo dia de Salão, Paulinho Boca, Fred Menendez e Jam no Mam foram as principais estrelas. Já na noite de encerramento, houve um desfile com as principais manifestações culturais da Bahia (Samba-de-roda, Zabiapunga, Marujada, dentre outros), além da Fobica da Família Macedo, banda de pífanos e outros artistas.

 

AGECOM

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *