UNEB sedia VIII Seminário Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação

 UNEB sedia VIII Seminário Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação

Nos dias 09 e 10 de julho, o evento busca fomentar a discussão e produção de jogos eletrônicos dentro do ambiente acadêmico.

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) e o grupo Comunidades Virtuais realizam nos dias 09 e 10 de julho o VIII Seminário Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação. O evento tem como proposta fomentar a discussão e produção de jogos eletrônicos dentro do ambiente acadêmico e transformar a Bahia em um centro de produção e desenvolvimento de tecnologia para as áreas pedagógicas e comunicacionais.

As discussões sobre jogos eletrônicos e o compartilhamento de trabalhos produzidos por pesquisadores de algumas regiões do Brasil iniciaram em 2005. A ocasião foi propícia para a criação da Rede Brasileira de Jogos e Educação (RBJE), um espaço de intercâmbio de conhecimento e experiências sobre os jogos eletrônicos nas áreas de Educação, Design, Comunicação, Letras, Psicologia, Informática.

Em sua oitava edição, o seminário vai reunir diversos pesquisadores e desenvolvedores de jogos eletrônicos do país, entre eles, Arlete Petry, psicóloga e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Marcos Paulo Pessoa, roteirista de jogos eletrônicos, e Luiz Adolfo Andrade, roteirista de games, doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA e professor da UNEB.

Para Luiz Adolfo, o atual cenário de pesquisa de games nas universidades brasileiras é satisfatório. “Hoje, em praticamente todos os cursos de mestrado e doutorado, nas áreas de ciências sociais e humanas, há pelo menos um pesquisador trabalhando com games”, afirma.

Após os anos de 1980, a cultura dos games mudou a forma como a sociedade se socializa, aprende e se comporta diante dos jogos eletrônicos. Andrade explica que hoje os jogos estão saltando da tela para penetrar no nosso ambiente, imiscuindo-se à vida real. “Esta ação aparece em estilo chamado jogo pervasivos, onde as pessoas jogam com as mídias pervasivas usando ambientes e objetos comuns como parte do desafio. O gênero mais popular dessa classe é o dos jogos de realidade alternativa (ARGs)”, acrescenta o pesquisador.

Para inscrição e envio de trabalho, os interessados devem acessar o site.

Serviço

O que: VIII Seminário Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação

Quando: 09 e 10 de julho

Onde: Universidade do Estado da Bahia

Realização: UNEB, IFBA e Comunidades Virtuais

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *