Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Projeto Cegonha e a instalação da nova maternidade no HMPA, no BTN II
A implantação do Projeto Cegonha, na cidade de Paulo Afonso, já está em andamento com sua sede sendo construída no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), no BTN.
A prefeitura de Paulo Afonso através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente deu inicio no dia 28/05, da construção da nova maternidade que funcionará no Hospital do BTN (HMPA). A previsão é que a inauguração aconteça no dia 29 de junho.
O Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Zorobabel Paiva afirma que a obra trará mais dignidade para as gestantes, com a possibilidade de acompanhantes na realização de partos. Zorobabel disse ainda que a obra será entregue no final do mês de junho. O diretor do Hospital Paulo Afonso, Jackson Pires, disse que a maternidade fará a diferença para gestante nos trabalhos de parto humanizado.
Centro de Maternidade para Partos Normais – O prefeito Anilton Bastos falou para o PANotícias que a construção de um Centro de Maternidade para Partos Normais, no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), localizado no BTN, será para a realização apenas dos partos normais e os partos cirúrgicos serão no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), também conhecido como Hospital da Chesf.
Projeto Rede cegonha– “Vamos inaugurar agora no final do mês de junho no HMPA o Programa “Rede Cegonha”, com a orientação e convênio do Governo Federal priorizando o parto natural, o parto normal. É uma estrutura nova da maternidade, vai ser um serviço novo no Hospital HMPA. A mulher pode entrar lá com o seu acompanhante, é um espaço novo bem interessante”.
“Haverá uma nova concepção de maternidade, integrada com o HNAS, pois nos moldes que estava funcionando a maternidade do Município era impossível continuar. Teremos também a Casa da Gestante, a Casa da Puérpera e Casa de Acolhimento para gestantes e recém-nascidos que serão construídas no HNAS. Tudo isso numa parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, aí sim teremos uma rede funcionando integralmente para atender Paulo Afonso e região. Estamos fazendo tudo para melhorar a qualidade de vida e principalmente a saúde do povo pauloafonsino”. Concluiu o prefeito Anilton Bastos.
O Município de Paulo Afonso foi contemplado com a implantação de um Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e o Curso de Medicina.
Terreno para a construção do Campus da UNIVASF
Paulo Afonso ganha Campus da UNIVASF e curso de medicina com 40 vagas
Prefeito Anilton Bastos: “A Faculdade de Medicina é nossa!!!”
Segundo informações do ex Secretário de Saúde do Município Luiz Aureliano, no HMPA, desde 2008 até o ano de 2011, o município gastou 21% do seu orçamento da saúde para atender pacientes vindos de Alagoas e Pernambuco – “R$1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais) – quantia gasta com pacientes alagoanos e pernambucanos. O prefeito e a gestão têm compromisso com o ser humano, independente de ser de Paulo Afonso ou não e a urgência e a emergência são feitas no HNAS com participação da CHESF”.
Em recente entrevista a rádio RBN, Luiz Aureliano, disse que a antiga maternidade do Hospital do BTN (HMPA), já deveria ter sido fechada há muito tempo pelos padrões do Ministério da Saúde, pois estava um caos, com maior possibilidade de mortalidade infantil e com grandes possibilidades de uma auditoria do Ministério da Saúde. “Nós não tínhamos pessoal treinado com capacidade em realizar certos trabalhos. Então foi certo fechar a maternidade e através de um convênio com a Chesf fortalecemos a maternidade do HNAS que tem mais estrutura para atender partos complicados e outras complexidades”.
“Estamos reestruturando a maternidade do hospital municipal para oferecermos um melhor atendimento, onde a gestante, quando for ganhar o seu bebê, poderá ser acompanhada pelo esposo. Além disso, estamos com profissionais capacitados para atender os casos de complexidade, então estamos reabrindo a maternidade com uma melhor estrutura para a comunidade do BTN”.
4 Comments
Quando Sônia Caíres assumir a prefeitura,ela prometeu trazer os médicos cirurgiões de volta e deixar nossa maternidade como deve ser,e não apenas uma casa de partos.
concordo com Thiago só não sei qual ano que essa Sonia será prefeita e a cidade.vai dormir mas um pouco Thiago pra vê se muda teu pesadelo.
Ex-secretário, uma pergunta por favor! Sendo o HNAS preparado para partos complicados, como o senhor explica o número de mortes maternas e infantil devido a procedimentos inadequados, inclusive tendo o senhor como réu na Justiça e no CRM por imperícia e homicídio culposo pela morte de mãe e filho.
Isso é importante responder tendo em vista ser o senhor um pré-candidato a vereador.
Ou Thiago manda tua pré candidata falar outra coisas 0 Nair tem os
melhores médicos cirurgiões ,desde a experiencia não houve nehum
problema com as mulheres do BTN,agora a nova estrutura ,moderna
é para partos normais sabe o que é isto,se não souber prepare-se
para concorrer as 40 vagas na Faculdade de Medicina que o
prefeito deu todo a poio ,juntamente com os Deputados Rangel e Josias ,olha a prefeitura dar um gande apoio a Casa de Repouso
São Vicente de Paulo, e lá está precisando de voluntários vai lá e
convida sua pré candidata ,eu já fiz uma gende ação em favor daquela
casa ,porque muita gente não olha para lá,só pensam em seguir o exemplo do ex prefeito.Faltou o ex secretário de saúde divulgar e
explicar a mudança mais está sendo corrigido em tempo .