Golpe transforma concursos públicos em cabides de emprego

 Golpe transforma concursos públicos em cabides de emprego

As denúncias de fraudes em concursos públicos exibidas pela Rede Globo no último domingo (17) no programa Fantástico, revelou como funciona o golpe do cabide de empregos, aplicado por prefeitos em todo o país que manipulam concursos públicos para favorecer parentes ou amigos de funcionários das prefeituras, sem que eles tenham sido de fato aprovados no concurso.

A denúncia que desnuda a manipulação de concursos públicos através de empresas terceirizadas, que são contratadas para organizar as provas e fraudar os resultados. Só na Bahia, por exemplo, foram 36 casos de irregularidades em concursos.

Embora a reportagem não tenha citado, a cidade de  Paulo Afonso(BA) também faz parte deste cenário. O concurso público realizado pela Prefeitura a época administrada pelo prefeito Raimundo Caíres Rocha, evidenciou, desde o início, fortes indícios de fraude e manipulação. Há suspeitas de que integrantes da prefeitura entregavam os nomes das pessoas que deveriam ser aprovadas.  Em Paulo Afonso, aconteceu um caso curioso: uma pessoa portadora de necessidades especiais fora aprovada para o cargo de Vigilante. Também estão sendo investigadas algumas pessoas que supostamente fizeram a prova em separado.

O polêmico concurso para provimento de mais de 1800 vagas, ironicamente aplicado no ano em que o então prefeito Raimundo Caires buscava desesperadamente se reeleger, e mesmo assim não obteve êxito, se arrasta na justiça logo após a divulgação do resultado em 2008. Segundo a reportagem do programa Fantástico, existe a prática de uma fraude que beneficia parentes e assessores de políticos em concursos públicos, principalmente, os municipais. Em todos os 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, os ministérios públicos investigam algum tipo de fraude em concursos públicos.

Agência de Noticias de Paulo Afonso (ANPA) escrito por Luz Brito DRT/BA 3913

8 Comments

  • Esta matéria tem que ser mais divulgada amplamente para os concursados que fazem tanto movimento injusto porque a mesma
    coisa aconteceu em paulo Afonso-Ba.

  • Vale lembrar que até hoje não foi provado nenhuma irregularidade no concurso da PMPA/2008! Sendo que o atual Prefeito, sempre recorre das decisões e continua a contratar pessoas sem concurso publico!
    Se realmente houve os casos acima, basta desclassificar os candidatos e não cancelar o concurso, prejudicando a todos os candidatos!

  • Pq deveria citar a de Paulo Afonso….falar não quer dizer “provar” quem tem boca fala o que quer! quero ver é provar….se tinha fraude pq ele “a oposição” na época deixou que fosse HOMOLOGADO? a pergunta é simples!

  • Não sou contra concurso público, acho que a maneira mais correta para
    contratação de servidor público, municipal, estadual e federal, só deve ser feita, através de concurso. No entanto, se existe indícios de vícios ou
    fraudes no concurso da Prefeitura, como afirma o ministro Ayres de Brito,
    (tenho comigo a cópia do despacho do ministro Ayres de Brito) o concur-
    so só terá validade, após o julgamento dos recursos interpostos, pelo STJ, sem que não haja mais nenhuma possibilidade de haver qualquer
    tipo de recurso. Entendo, que o prefeito, não pode nomear nenhum con
    cursado, enquanto não houver o julgamento defifinitivo do concurso. Es
    te é o meu entendimento, no entanto, acato qualquer opinião contrária a pois em direito deve haver sempre o contraditório.
    a
    te

  • Primeiro a empresa responsável pelo concurso da PMPA não foi citada na reportagem. Segundo, o concurso da PMPA já foi julgado pela justiça e que não viu nenhum vício, dando causa ganha para os aprovados. Concurso legítimo!

  • ISSO É PORQUE O FANTÁTISCO NÃO SABE QUE O CONCURSO DE PAULO AFONSO TAMBÉM TEVE MARACUTAÍA .

  • pq quem homologa é o Prefeitp meu caro Damião …………………

  • Se teve fraude e porque não conseguiu provar ? já recorreu em todas as esferas e a justiça sempre ao lado dos concursados, porque vcs não admite que essa vcs já perderam faz tempo? vã recorrer a quém porque o MPF, STJ e STF já julgou que que o concurso foi legal..

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *