Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Dilma ouve explicações de Lupi e mantém ministro no cargo
A presidente Dilma Rousseff teve uma reunião com o ministro Carlos Lupi (Trabalho) na manhã desta quinta-feira (1º) para cobrar explicações sobre o duplo emprego público dele –revelado pela Folha na edição de hoje. E tratou também da sugestão feita pela Comissão de Ética Pública da Presidência de exonerar o pedetista do cargo.
O encontro não estava previsto na agenda oficial da presidente –Dilma viajou no início da tarde para Caracas.
Nos últimos dias, a pasta de Lupi se tornou alvo de suspeitas de irregularidades relacionadas a convênios com ONGs ligadas a seu partido, o PDT.
Ele acumulou salários do Congresso e da Prefeitura do Rio durante cinco anos, segundo reportagem da Folha. “Ele disse que apresentará essas explicações, e a presidenta vai aguardar”, afirmou a ministra Helena Chagas (Comunicação Social).
O ministro ocupou simultaneamente, entre dezembro de 2000 e novembro de 2005, cargos de assessor na Câmara dos Deputados e na Câmara Municipal do Rio. A lei proíbe acúmulo remunerado de funções.
De acordo com a ministra Helena Chagas (Comunicação), Dilma solicitou ao grupo os detalhes que embasaram a decisão tomada pelo colegiado. Lupi, por sua vez, deve recorrer da decisão do conselho.
“O ministro esteve aqui, conversou com a presidenta, e disse que também vai oficiar à Comissão de Ética pedindo os elementos da decisão, acho que inclusive a ata, a degravação da reunião…Todos os elementos do processo para recorrer, pedir reconsideração”, afirmou a ministra.