Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Eleições Municipais 2012 – Lembrando 2008. Foi alto o índice de abstenções, votos nulos e brancos
Os candidatos, passadas as convenções, certamente se debruçarão sobre esses dados que vão merecer uma cuidadosa avaliação de todos os candidatos a prefeito de Paulo Afonso e suas coordenações políticas.
No ano de 2008, Paulo Afonso teve cinco candidatos a PrefeitLo: Anilton Bastos (DEM)– eleito com 50% ou 26.508 votos válidos, Raimundo Caires (PSB) – 44% – 23.261 votos válidos, Maninho (PT) – 2% – 1.087 votos válidos,Val (PP) – 1% – 856 votos válidos e Nicolsinho (PSDC) -1% – 483 votos válidos.
Naquele ano, o total de eleitores era 69.906, houve 20% de abstenções ou 14.005 eleitores, ou seja, um quinto dos eleitores não compareceram para votar e esse número é bem significativo para o resultado final. Dos que compareceram às urnas, 3.043 ou 5% optaram em votar nulo e houve 663 votos em branco (1%). Do total de quase 70 mil eleitores, ou votos possíveis, mais de um quarto, 26%, deixaram de ir para os candidatos, e essa também deve estar na preocupação dos que almejam a cadeira do prefeito.
Outro detalhe que mereceu a avaliação de analistas políticos foi a interrelação, ou a falta dela, entre os candidatos a vereador e o prefeito do mesmo time. Houve casos de vereadores com mais de 2 mil votos e o candidato a prefeito só conseguiu um (1) mil e poucos votos, assim como se viu que a soma dos votos dos candidatos a vereador de determinada coligação foram quase 11 mil a mais que os votos conseguidos pelo prefeito.
Hoje, com a estimativa que o número de eleitores chegue até mais que 76 mil e sabendo-se da possibilidade de se ter outra vez alto índice de abstenções, votos nulos e brancos. Os candidatos, passadas as convenções, certamente se debruçarão sobre esses dados que vão merecer uma cuidadosa avaliação de todos os candidatos a prefeito de Paulo Afonso e suas coordenações políticas.
Por Antônio Galdino