Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
“As portas do inferno se abrem”, por Marta C. Tavares
Simon Winchester, escritor e geólogo, escreve sobre a ilha e o vulcão de mesmo nome, Krakatoa, e sobre a explosão ocorrida às 10 horas e 2 minutos do dia 27 de agosto de 1883 e que deixou cerca de 36.000 pessoas mortas na costa da Indonésia, num relato inteligível e interessante, enriquecido com fotos e ilustrações.
Antes, porém, do capítulo 5 intitulado: “As portas do inferno se abrem”, o autor faz um resumo histórico sobre a Indonésia e sobre as incursões de portugueses e holandeses ao arquipélago, em busca das famosas especiarias (cravo, pimenta e noz-moscada). Os holandeses acabaram por conquistarem o local e ali ficaram por anos. Além da história mais recente e sua geopolítica.
Winchester também explica fatos geológicos de maneira clara, como as placas tectônicas, a mecânica da deriva continental e a Linha de Wallace, entre outros.
O relato sobre a explosão que foi ouvida a 2.968 km de distância e fez 13% da superfície da Terra vibrar, é impressionante. O choque daquela explosão provocou tsunamis que causaram a morte de milhares de pessoas e o desaparecimento da ilha onde o vulcão estava. O autor acaba falando do novo vulcão que surgiu no mesmo lugar e que se chama Anak Krakatoa.
Enfim, a história é fascinante, cheia de informações sobre personagens históricos importantes, e com riqueza de detalhes além de notas informativas.
WINCHESTER, Simon. Krakatoa: o dia em que o mundo explodiu. 2.ed. Rio de Janeiro : Objetiva, 2004.429p.
Por Marta C. Tavares
4 Comments
Fiquei com vontade de ler !
Muito interessante estes fatos relatados pelo geólogo,Simon Winchester em 1883,sobre esta terrível catástrofe na Indonésia,que agora,Marta Tavares nos traz esta importante informação.Parabéns por esta publicação histórica..
Muito massa!!!
Resumo tão bom que fiquei super afim de ler esse livro!!!
Valeu a dica!!
😀
A resenha está ótima.Parabéns, Marta.
Vou comprar o livro.